Home Finanças Pessoais A Internet, o investidor e suas decisões de investimento

A Internet, o investidor e suas decisões de investimento

por Sandra Blanco
3 min leitura

A Internet, o investidor e suas decisões de investimentoA Internet revolucionou o mercado financeiro: disponibilizou grande volume de informação e aprimorou as ferramentas de análise e reduziu os custos fixos e margens dos serviços financeiros. O investidor não precisa mais ir à agência, nem falar com o gerente. Ótimo! Porém, alguns cuidados devem ser tomados para se obter lucros.

É intuitiva a hipótese de que mais informações levam à melhor tomada de decisão. Qualquer investidor pode ter acesso a bilhões de dados e, por isso, passou a movimentar mais ativamente suas aplicações financeiras.

O giro dos investimentos sem disciplina prejudica o desempenho final da carteira, resultado verificado por Barber e Odean* (Estudo “The Internet and the investor”, publicado no Journal of Economic Perspectivesclique aqui para ler). Aqueles que mais compraram e venderam obtiveram resultados anuais abaixo da referência de mercado em 1,2%, e mais de 3,5% após custos.

O excesso de confiança ainda leva o investidor a subestimar os riscos inerentes de cada ativo e superestimar o potencial de alta, prejudicando a diversificação eficiente.

Embora este estudo e vários outros, inclusive mais recentes, tenham sido realizados para os investidores do mercado acionário, vou utilizar as evidências empíricas como argumento para chamar atenção de qualquer investidor. Quanto mais confiante e mais movimentar as aplicações, pior será o seu desempenho. Os investidores em fundos devem pensar nisso também.

Os benefícios trazidos pela Internet tornam os investidores mais confiantes, dando-lhes a ilusão de conhecimento e de controle. Só que o excesso de confiança pode resultar em perdas e arrependimentos.

Trocar de posições quando a performance do mês passado não foi tão boa ou porque a do outro fundo foi melhor deve ser evitado. É preciso dar tempo para as estratégias maturarem e atingirem o objetivo definido. Também não se dever pagar taxa de saída e realizar resgate antecipado, pois esta consumirá boa parte da rentabilidade acumulada.

A Internet tornou o mercado de investimento mais acessível, mas a essência dos investimentos continua a mesma. Para valorizar o patrimônio, é preciso horizonte de longo prazo, diversificação eficiente e risco compatível ao perfil de risco.

Contar com gestão profissional faz também toda a diferença. São profissionais focados e especializados na gestão de investimentos e que assimilam de forma mais racional e precisa tudo o que a internet pode proporcionar.

Na Órama, onde sou consultora de investimentos, você encontra Fundos de Investimento dos gestores mais renomados do mercado, reconhecidos por sua rentabilidade histórica, tradição no mercado, competência, solidez e credibilidade.

Já escrevi mais sobre o que são fundos de investimento (renda fixa, multimercado e ações) em meu blog (clique aqui para ler). Acesse também www.orama.com.br e bons investimentos!

Foto de freedigitalphotos.net.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.