A irracionalidade da falta de organizaçãoExiste uma grande parcela da sociedade que sempre reserva um dia da semana ou do mês para poder organizar a bagunça da casa, da mesa de trabalho etc., o que na verdade é uma grande e completa perda de tempo, salvo algumas exceções. É verdade que ninguém consegue viver ao redor da bagunça. Mas, digo que é perda de tempo[bb] porque isso implica desperdício de tempo. A arrumação demora.

O tempo para deixar tudo no seu devido lugar poderia ser usado para fazer algo realmente produtivo, ao invés de apenas ter de rearrumar a bagunça que você já havia acumulado ali com tanto carinho e com tanta dedicação – e arrumado inúmeras outras vezes. Agora que consegui sua atenção para a questão do desperdício de tempo e bagunça, vamos discutir organização.

Brincadeiras à parte, considero que reservar um dia da semana ou do mês para se organizar é um hábito que costumamos ter e que pode nos levar a perda de tempo e a sermos improdutivos. Mas, sem dúvida, é mais difícil trabalhar em um ambiente bagunçado. Então, o que fazer? Ao invés de fazer bagunça com freqüência e se organizar de tempos em tempos, que tal se manter organizado todos os dias, a todo o momento, colocando cada objeto em seu devido lugar, ou então, cada e-mail em sua respectiva pasta de importância?

Pense bem, é um hábito que, depois de criado, só lhe trará felicidade[bb], bem-estar e, principalmente, produtividade. Leva tempo, esforço e exige um pouco de perseverança para se adaptar. Mas, criar o hábito de ser uma pessoa organizada, tanto em casa quanto no trabalho, é mais um tópico que você deve adicionar à lista dos seus objetivos a realizar em 2010. Em essência, isso significa gerenciar bem seus desafios e conseguir melhorar seu senso de urgência.

Porque estou dizendo isso? Pessoas desorganizadas têm um problema muito comum, que elas sempre denominam como um “leve esquecimento”: elas, em muitos momentos, esquecem o lugar onde deixaram as chaves do carro ou da casa, o celular, um documento importante, a agenda etc. São diversos exemplos que remetem a apenas uma direção: a organização ou a falta dela.

E não pense que este assunto não tem a mesma prioridade do que se eu estivesse aqui falando sobre “como a sua empresa pode vender mais[bb]” ou “como atrair e reter mais clientes”. Esse assunto é tão importante quanto os outros. Não adie a necessidade de se tornar alguém mais organizado. Sem organização e sem planejamento, você dificilmente será “o melhor do mundo” ou será único naquilo que faz. Definitivamente, será apenas mais um player eficaz no mercado, porém não tão eficiente quanto poderia.

Crédito da foto para stock.xchng.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários