Home Ciência e Tecnologia A lucratividade de um ataque ransomware

A lucratividade de um ataque ransomware

Descubra o quão lucrativo é um ataque ransomware para quem faz e o quão danoso é para quem sofre

por Guilherme Henrique Souza
0 comentário
Ransomware

O ransomware tornou-se uma ameaça cada vez mais lucrativa para os criminosos e prejudicial para as vítimas. Este tipo de software malicioso sequestra os dados do usuário e exige um pagamento, geralmente em criptomoedas, para sua liberação. Nos últimos anos, tem sido destaque nos noticiários, com milhares de empresas sendo infectadas. No entanto, o que muitos não percebem é o grande montante financeiro movimentado por esses grupos.

Recentemente, em 20 de fevereiro de 2024, a polícia prendeu na Polônia e Ucrânia alguns membros de um dos maiores grupos hackers especializados em ransomware do mundo, o Lockbit. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, o Lockbit faturou mais de U$120 milhões por aproximadamente 2000 resgates pagos. Um relatório completo do Departamento de Justiça americano pode ser encontrado em [link].

Outro ransomware muito famoso que popularizou ainda mais o crime pelo mundo é o Wannacry, que afetou mais de 200 mil computadores em 150 países diferentes. Embora seu faturamento exato seja desconhecido, ultrapassou certamente a marca dos milhões de dólares.

Já o ransomware Revil adota uma estratégia agressiva, chegando a exigir até 70 milhões de dólares em um único ataque. A empresa JBS (JBSS3), por exemplo, foi uma das vítimas desse grupo, pagando U$ 11 milhões há aproximadamente três anos.

Estudos indicam que, em 2021, cerca de US$ 20 bilhões acabaram nas mãos de criminosos devido a ataques de ransomware. A projeção é que esse número alcance US$ 265 bilhões até 2031. [link]

Embora todas as empresas estejam vulneráveis a esses ataques, há medidas que podem mitigar significativamente esse risco. Investir em equipes de segurança, possuir um plano de resposta a incidentes, realizar backups regulares, entre outras ações. Dada a magnitude do prejuízo financeiro e do risco envolvido, negligenciar essas medidas é um luxo que empresas preocupadas com a continuidade de seus negócios não podem se dar.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.