EUA
Os futuros americanos operam sem direção única nesta sexta-feira, um dia depois de dados de inflação ao consumidor americano abaixo do esperado e antes da divulgação do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de junho.
No âmbito corporativo, JPMorgan, Wells Fargo e Citigroup devem divulgar seus resultados nesta manhã.
Brasil
O futuro do Ibovespa abre positivo. Depois de uma reunião na última quinta-feira, líderes partidários defenderam retirar a urgência do projeto que regulamenta a reforma tributária, para que a matéria tenha mais tempo de discussão e análise no Senado.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a previsão de crescimento de médio prazo para a economia brasileira, indo de 2% para 2,5% ao ano. A estimativa consta do relatório anual do organismo sobre o Brasil, divulgada na quinta.
Com agenda local fraca, o mercado volta a atenção para os dados de inflação nos EUA.
Ásia
As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta-feira. Na China, os dados da balança comercial vieram mistos.
As exportações cresceram 8,6% no anual (ante projeção de 8,6%), enquanto as importações apresentaram queda de -2,3% (ante projeção de 2,8%).
Analistas alertam que ainda não se sabe se as fortes vendas de exportação dos últimos meses poderão ser sustentadas, uma vez que os principais parceiros comerciais estão se tornando mais protecionistas.
Europa
Os principais mercados europeus registram alta, com inflação na Alemanha, França e Itália no radar dos investidores. A temporada de lucros do segundo trimestre está começando, e trará os resultados da Ericsson. Além disso, a Norwegian Air relatou lucro melhor do que o esperado para o período, segundo a Reuters.
(Por Ted Duarte)