EUA
Os futuros das bolsas americanas abrem esta sexta-feira em alta, após sair de 1 dia e meio de feriado. Para o radar de hoje, os mercados de todo o mundo se atentam ao Relatório de Emprego (Payroll) não-agrícola dos Estados Unidos, um dos documentos observados na elaboração da política monetária norte-americana.
O Consenso LSEG projeta uma desaceleração para 180 mil postos de emprego. Além disso, às 12h será divulgado o Relatório de Política Monetária do Fed, o banco central dos Estados Unidos.
O payroll vem quando os investidores avaliam dados econômicos mais recentes que apontam para uma desaceleração na economia, aumentando as apostas do mercado para que o ciclo de corte de juros comece em setembro.
Brasil
O futuro do Ibovespa opera no positivo. O governo federal pediu urgência constitucional à Câmara para a tramitação do projeto de regulamentação da reforma tributária, que também vale para o Senado. Com isso, os senadores terão 45 dias para votar o texto após a aprovação pelos deputados.
Com agenda local vazia, as atenções se voltam para o payroll americano.
Ásia
As principais bolsas asiáticas fecharam em queda nesta sexta-feira, em meio ao aguardo do payroll, que podem influenciar a trajetória dos juros americanos.
Europa
Os principais mercados europeus abrem em alta, um dia após as eleições terem trazido a vitória para o Partido Trabalhista, cuja expectativa para tal vitória era alta. É a primeira vez que o partido vence as eleições, após 14 anos de um governo conservador. Os analistas esperam que essa vitória traga um impulso nos mercados do Reino Unido
(Por Ted Duarte)