Poucos empresários brasileiros despertam tamanho interesse nas pessoas quanto Abílio Diniz. Os holofotes em muito se devem ao sucesso alcançado na construção de grandes empresas e negócios e também por ter fama de “encrenqueiro”.
Abílio carrega nas costas algumas disputas que chamaram muita atenção, sendo as mais contundentes travadas com a família Klein nos negócios referentes ao grupo Casas Bahia. Mais recentemente, uma conturbada negociação com o Grupo Casino resultou em sua saída da presidência do Grupo Pão de Açúcar, do qual se mantém como Presidente do Conselho Administração.
Fundos promovem a escolha de Diniz
Na última semana, os fundos Previ e Tarpon, dois dos principais acionistas da BRF (Brasil Foods), indicaram Abílio para a posição de presidente do conselho de administração da BRF, função que deverá ser referendada no dia 9 de abril, ocasião em que será realizada a assembleia de acionistas.
A polêmica nessa nova investida de Abílio Diniz é motivada justamente pelo fato dele ainda ser o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar. A BRF é a maior fornecedora da rede e boa parte do mercado e executivos das duas empresas alegam que exista conflito de interesse.
O mercado parece apostar em Abílio
Os resultados apresentados pela BRF no ano de 2012 foram decepcionantes. A empresa se envolveu em processo no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e foi obrigado a vender fábricas, centros de distribuição e marcas para a rival Marfrig.
O lucro da empresa caiu cerca de 80% e, a partir disso, os fundos buscaram no mercado um profissional com perfil mais arrojado e extremamente competitivo. Em relatórios a investidores, Bradesco, BTG Pactual e Merrill Lynch consideraram que a decisão dos fundos Previ e Tarpon, acionistas da BRF, de indicar Abilio deve resultar na valorização da companhia.
Na última sexta-feira (22), dia seguinte à indicação, as ações da BRF – BRFS3 – subiram 5,08%, enquanto que as do Pão de Açúcar – PCAR4 – caíram 1,46%. Será interessante acompanhar os desdobramentos desse embate.
Por que esta notícia é importante?
Abílio Diniz é um dos maiores empresários hoje em atividade no Brasil. Suas lições são propaladas e apresentadas em muitas ocasiões como fonte de sabedoria e sucesso nos negócios. Seu estilo de negociar o trouxe até aqui, mas também o afastou dos negócios criados por sua família. Desprendimento? Trajetória e estratégia pensadas? Vamos acompanhar de perto.
E você, o que acha dessa história toda? Apoia Abílio ou acredita que o conflito de interesses irá dificultar a condução das duas empresas daqui pra frente? Registre seu comentário e alimente essa discussão. Até a próxima.
Foto: divulgação.
Comentários