As ações da 3tentos (TTEN3) trazem uma exposição ao setor do agronegócio sem tirar o sono do investidor preocupado com as variações climáticas que afetam às variadas commodities, lembra o BTG Pactual em um relatório produzido após uma visita com investidores a uma loja recém-inaugurada da empresa em Sinop, no estado do Mato Grosso (MT).
A unidade marca a estreia orgânica da companhia na região que mais cresce no Brasil e é a mais representativa da competitividade agrícola do país.
“A apresentação contou com materiais ricos em informações cobrindo os principais elementos da estratégia de crescimento da 3tentos, bem como os elementos que diferenciam cada vez mais o posicionamento da empresa nos vibrantes setores de serviços agrícolas e varejo de insumos”, escreveram os analistas Thiago Duarte, Henrique Brustolin e Bruno Lima.
Durante o evento, a companhia atualizou suas projeções para os próximos três anos, com aumento crescente no número de lojas, na originação de grãos e no processamento de soja.
Até 2025, serão 70 lojas, sendo 62 no Rio Grande do Sul. Da mesma forma, a área de cobertura agrícola chegará a 14,1 milhões de hectares a partir de 2024.
Startup em produção
Os analistas destacam que uma das características mais notáveis da tese de investimento da 3tentos é que ele ainda está nos estágios iniciais de crescimento.
“O mercado de insumos agro já é um mercado enorme e, no entanto, nenhuma empresa conseguiu capturar uma parte muito significativa das receitas e dos lucros. Além disso, deverá continuar a crescer à medida que o Brasil amplia suas vantagens competitivas na cultura de grãos”, relatam.
Desta forma, a companhia se mostra forma de aproveitar o forte potencial de crescimento do Brasil no setor agrícola sem ficar muito exposto à ciclicidade de preços que impacta mais diretamente os produtores agrícolas. “Não só é menos volátil do ponto de vista dos lucros, como também é mais rentável”, reforçam os analistas.