As ações da Azevedo & Travassos (AZEV4) sobem cerca de 5% nesta terça-feira (7) em reação ao anúncio de declaração
de comercialidade pela ANP referente à área de desenvolvimento Tanatau.
Segundo o comunicado enviado ao mercado, a operação comandada pela subsidiária indireta Phoenix tem, aproximadamente, 8,3 km2 de extensão e é oriundo do Plano de Avaliação de Descobertas do poço 1-PHO-1-RN, perfurado em 2021 no bloco POT-565 e testado e avaliado em 2024.
<<< ASSISTA A UM CURSO GRATUITO DE FLÁVIO AUGUSTO >>>
“A declaração de comercialidade é total e, além de incorporar a área do PAD, houve a incorporação de uma pequena porção adicional do bloco, por especificidades técnicas do reservatório”, destaca o documento assinado por Bernardo Negredo Mendonça de Araújo, Diretor de Relações com Investidores.
O restante da área do POT-T-565, que não faz parte do PAD nem da área de desenvolvimento, segue em período exploratório, sendo que a ANP aprovou a postergação da fase de exploração do bloco no mês de dezembro de 2024.
“A Phoenix vem trabalhando no Plano de Desenvolvimento do Campo de Tanatau, que deve ser entregue à ANP ainda no mês de janeiro, e estima que, mediante a realização dos investimentos previstos no referido plano, o Campo de Tanatau tem potencial de produção inicial já no ano de 2025 de, aproximadamente, 250 barris de óleo por dia e um volume de óleo in place (“VOIP”) por volta de 3,6 milhões de barris”, aponta a A&T.
O plano ainda prevê a utilização das instalações de produção do Campo de Concriz, o que “reduz expressivamente” a necessidade de investimento, uma vez que os mesmos serão, praticamente, 100% destinados à perfuração de novos poços, sem a necessidade de investimento em instalações de produção ou de armazenamento.