Home Comprar ou Vender Ação da Blau ainda é venda, diz Safra após resultados

Ação da Blau ainda é venda, diz Safra após resultados

"Mantemos nossa recomendação de venda para Blau, pois os resultados e o nível das margens reforçam nossa perspectiva cautelosa", diz o banco

por Gustavo Kahil
3 min leitura

As ações da Blau Farmacêutica (BLAU3) ainda têm recomendação de venda, disse o Banco Safra após a publicação do balanço do último trimestre de 2023.

“A Blau registrou outro conjunto de resultados trimestrais sem brilho, com uma queda de 9% em relação ao ano anterior na receita (organicamente) e uma redução de quase 1.800 pontos-base na margem Ebitda”, aponta a análise.

A empresa ressalta que, na passagem trimestral, já houve melhora. A margem subiu de 13,6% no terceiro trimestre para 14,8% no último.

“A leve recuperação reflete os impactos já comentados nas seções de “Lucro Bruto” e “Despesas Operacionais”. A redução trimestral no Ebitda não ajustado se deve pelo impactado do efeito contábil da compra vantajosa do Bergamo, com efeito líquido de R$ 119 milhões”, pontua a Blau.

O time de análise explica que a piora é resultado da consolidação da Bergamo, que tem margens menores, um cenário competitivo difícil e, consequentemente, preços mais baixos para produtos relevantes.

“Estamos cautelosamente otimistas para 2024, sabendo dos desafios de um mercado que continua se readequando ao cenário pós-pandemia, porém, já dá sinais que oferta e demanda já estão mais normalizados. Esperamos que o mercado volte a se comportar de forma mais normalizada a partir de agora”, disse Marcelo Hahn, CEO e fundador, no release de resultados.

Queima de caixa

Além disso, observou-se um mix de vendas mais fraco. Por fim, a empresa também apresentou uma queima de caixa (variação da dívida líquida) de R$ 71 milhões, em função da maior necessidade de capital de giro.

“Vemos os resultados como neutros, já que o desempenho operacional ruim já era esperado. Portanto, mantemos nossa recomendação de venda, pois os resultados atuais e o nível das margens reforçam nossa perspectiva cautelosa para o caso”, conclui o Safra.

Veja o resultado:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.