Home Comprar ou Vender Ação da Pague Menos perde apelo com corte de 75% em plano de abertura de lojas

Ação da Pague Menos perde apelo com corte de 75% em plano de abertura de lojas

Revisão do mercado também levou em consideração os resultados do 3º tri de 2023, bem como as alterações no tratamento das subvenções de ICMS

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Pague Menos

O BB Investimentos estabeleceu um novo preço-alvo de R$ 4 para o final de 2024 para as ações da Pague Menos (PGMN3), anteriormente estimado em R$ 4,60, mostra um relatório enviado a clientes nesta quarta-feira (17).

A revisão levou em consideração os resultados do terceiro trimestre de 2023, bem como as alterações no tratamento das subvenções de ICMS trazidas pela recente Lei 14.789/23 e a revisão no guidance de abertura de lojas, que passou de 120 para 30 em 2024.

A nova lei, aprovada recentemente, reintroduz na base de cálculo dos tributos federais, como IR, CSLL, PIS e COFINS, o valor do incentivo concedido pelos estados relacionado ao ICMS. Além disso, ela estabelece uma nova forma de compensação dos créditos tributários provenientes das subvenções de investimento, incluindo a distinção entre custeio e investimento, requisitos de habilitação e prazo para ressarcimento do crédito fiscal não compensado.

No caso da Pague Menos, a BB Investimentos adotou uma postura mais conservadora ao excluir o crédito proveniente da subvenção do ICMS como redutor do valor a ser pago de IR/CSLL. Essa decisão resultou em uma elevação da alíquota efetiva a partir de 2024.

Desempenho das ações da Pague Menos em relação ao Ibovespa em 12 meses

Recomendação

As ações da PGMN3 apresentaram uma queda acumulada de 10% desde o início do ano, influenciadas pela revisão para baixo do guidance de abertura de lojas e pelas alterações trazidas pela Lei 14.789/23.

Apesar da confiança na administração da empresa em relação à melhoria da rentabilidade e redução da alavancagem financeira, as estimativas atualizadas da BB Investimentos indicam um novo preço-alvo com um baixo potencial de valorização. Por esse motivo, a recomendação para as ações da Pague Menos foi rebaixada para neutra.

De acordo com Georgia Jorge, analista da BB Investimentos, “apesar de confiantes no trabalho que a administração vem conduzindo, nossas estimativas atualizadas se traduzem em um novo preço-alvo com baixo potencial de valorização, razão pela qual optamos pelo rebaixamento”.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.