As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) foram elevadas para compra, mostra um relatório do BB Investimentos distribuído a clientes nesta terça-feira (30).
“Alguns riscos que avaliamos quando de nossa mudança de recomendação não se concretizaram, notadamente mudanças na alocação de capital e nas políticas de dividendos e comercial, cuja dinâmica atual vemos como favorável”, explica o analista Daniel Cobucci.
Segundo ele, a estatal está sendo negociada a múltiplos atrativos, vide o rendimento sobre fluxo de caixa livre (FCL yield), agora em 1,04 vez, ante uma média de 1,22 nos últimos dez anos.
Enquanto isso, o múltiplo de valor de empresa sobre o Ebitda (EV/EBITDA) está em 2,8 vezes, na comparação com pares negociados a uma média de 4,2 vezes.
Os descontos respectivos dos múltiplos de 15% e 32% “sugerem potencial relevante de valorização”, calcula o analista.
“Juntando tais fatores com o upside potencial em relação a nosso preço-alvo por fluxo de caixa descontado (DCF), em média de 22,7% para ambas classes de ações, elevamos nossa recomendação para compra, mantendo o preço-alvo em R$ 47,00 para o final de 2024”, ressalta Cobucci.
Resultados da Petrobras
O desempenho operacional da Petrobras no segundo trimestre de 2024, divulgado na segunda-feira (29), veio com uma redução de 2,4% na passagem trimestral na produção total e, na anual, houve aumento de 2,4%.
Dentre os principais fatores para essa variação, a Petrobras destacou o crescimento da produção (“ramp-up”, no jargão do setor) das plataformas do tipo FPSO Almirante Barroso, Anna Nery, Anita Garibaldi e Sepetiba que entraram em operação no ano passado, além da P-71.
Além disso, a companhia destacou a entrada em produção de 12 novos poços de projetos complementares, sendo oito na Bacia de Campos e quatro na Bacia de Santos.
“Com essa divulgação, avaliamos que o resultado trimestral, com divulgação prevista para 08/08, deve vir ligeiramente abaixo do primeiro trimestre, considerando os dados operacionais reportados, mas dentro das expectativas diante das janelas de paradas programadas de manutenção, e com um Brent ligeiramente mais alto”, opina.