Home Comprar ou Vender Ação da PetroRecôncavo pode subir 42% e pagar mais dividendos

Ação da PetroRecôncavo pode subir 42% e pagar mais dividendos

Com menores investimentos em comparação a 2023, a empresa deverá ver uma melhora significativa em seu fluxo de caixa

por Gustavo Kahil
3 min leitura
PetroRecôncavo

O Banco Safra iniciou a cobertura das ações da PetroRecôncavo (RECV3) com uma recomendação de compra e um preço-alco de R$ 26 em um horizonte de 12 meses, o que implica um potencial de valorização de 42%, mostra um relatório enviado a clientes nesta segunda-feira (7).

O analista Conrado Vegner destaca que a empresa está sendo negociada a um múltiplo de 2,5x EV/Ebitda para 2025, abaixo de sua média histórica de três anos, que é de 2,8 vezes, e dos seus pares latino-americanos, que operam em torno de 2,6 vezes. O Safra vê a empresa com um valuation atraente em comparação ao mercado, o que sustenta a recomendação de compra.

O relatório também enfatiza a força do fluxo de caixa livre (FCL) da companhia, projetado para ser robusto nos próximos anos. A expectativa é de que a produção atinja 27,5 mil barris por dia (bpd) em 2024 e 30,3 mil em 2025. Com menores investimentos em comparação a 2023, a empresa deverá ver uma melhora significativa em seu fluxo de caixa, com rendimentos de 18% e 23% em 2024 e 2025, respectivamente.

Dividendos crescentes

Para 2025, o Safra prevê um rendimento de dividendos de 6%, assumindo uma taxa de distribuição de 25%, mas sugere que há espaço para uma taxa de pagamento maior.

Outro ponto de destaque na análise é a resiliência da PetroRecôncavo em cenários de baixa nos preços do Brent. Mesmo em um cenário do barril a US$ 40/barril em 2025, a companhia atingiria o ponto de equilíbrio do fluxo de caixa livre, demonstrando sua capacidade de operar em ambientes desafiadores.

No entanto, a empresa enfrentou desafios operacionais recentes. Problemas com infraestrutura de terceiros e quedas de energia impactaram negativamente a produção e as vendas da companhia em 2023 e 2024. Em resposta, a gestão lançou um programa de confiabilidade operacional, com iniciativas como a construção da unidade de tratamento de gás em São Roque e melhorias no carregamento de caminhões de petróleo.

Parcerias

Uma parceria estratégica com a Brava Energia (BRAV3), para compartilhamento de infraestrutura de processamento de gás natural no Rio Grande do Norte, foi apontada como um marco importante nas operações da companhia. Esse acordo promete melhorar a eficiência no processamento de gás e é visto como um passo relevante para a PetroRecôncavo.

No campo operacional, a petroleira tem se concentrado na execução de serviços de poços, para eliminar o backlog de atividades de 2023 e melhorar a produtividade dos seus campos maduros. O plano inclui aumentar o número de serviços realizados em 2024.

Em termos de fusões e aquisições (M&A), a empresa está bem posicionada para desinvestir ativos de produção marginal e identificar oportunidades de aquisição. Com uma forte posição financeira e um balanço enxuto, a PetroRecôncavo tem capital para explorar novos negócios, e a oferta de serviços de perfuração para outras empresas é vista como uma vantagem estratégica para futuras operações de M&A.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.