Home Agronegócio Ação da Raízen está com um “bom ponto de entrada”, alerta analista

Ação da Raízen está com um “bom ponto de entrada”, alerta analista

No segmento de mobilidade, que engloba a distribuição de combustíveis, a Raízen manteve números sólidos

por André Torres
0 comentário

Ontem, antes da abertura do mercado, a Raízen (RAIZ4), uma das gigantes do setor sucroenergético, revelou sua prévia operacional referente ao terceiro trimestre da safra 2023-2024.

O destaque foi a efetividade na colheita de açúcar, registrando o melhor desempenho no terceiro trimestre desde 2020.

O analista da Guide Investimentos, Mateus Haag, observa que “o ATR por hectare atingiu 10, superando a média histórica de 9,1 ATR/hec.”

Venda de etanol

No entanto, a prévia operacional revelou um ponto de atenção com a queda significativa nas vendas de etanol, totalizando 1,4 milhões de toneladas de m³, uma redução de 18% em relação ao ano anterior.

Haag destaca que “o menor ritmo de vendas ocorreu devido à estratégia da companhia de estocar o produto para vendê-lo no offseason, quando os preços do combustível estiverem provavelmente mais favoráveis.”

Combustíveis

No segmento de mobilidade, que engloba a distribuição de combustíveis, a Raízen manteve números sólidos, distribuindo aproximadamente 7,15 milhões de m³ no Brasil e 1,85 milhões m³ na América Latina (Argentina e Paraguai).

A empresa relata que a rentabilidade foi saudável, mantendo-se em linha com os resultados dos últimos anos.

Abaixo, observa-se uma breve análise de múltiplo da Raízen (em branco) contra a média do múltiplo das suas empresas comparáveis (Vibra (VBBR3), Ultrapar (UGPA3), Jalles Machado (JALL3) e São Martinho (SMTO3):

Perspectivas de mercado

A Guide Investimentos realiza uma análise de múltiplos da Raízen em comparação com empresas similares, destacando que, comparativamente, a Raízen está atualmente descontada.

Mateus Haag comenta que, apesar da reação negativa do mercado devido à queda nas vendas de etanol, o múltiplo descontado da Raízen pode representar “um bom ponto de entrada no papel.”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.