Home Empresas Ação da Tesla recua com margem de lucro abaixo do esperado

Ação da Tesla recua com margem de lucro abaixo do esperado

As vendas de veículos elétricos da Tesla caíram por dois trimestres consecutivos

por Reuters
3 min leitura
Tesla

 As ações da Tesla (TSLATSLA34) caíram 8% nas negociações pré-mercado nos Estados Unidos nesta quarta-feira, depois que a margem de lucro da montadora de veículos elétricos caiu para o nível mais baixo em cinco anos, aumentando a urgência da empresa em desenvolver veículos com preços mais baixos para impulsionar as vendas, em vez de depender de cortes de preços.

Os cortes de preços e incentivos da Tesla para aumentar as vendas em um mercado duramente disputado levaram a margens brutas da operação de automóveis, excluindo créditos regulatórios, de 14,6% para o segundo trimestre, abaixo das estimativas dos analistas de 16,29%, segundo a Visible Alpha.

“Até que a Tesla seja capaz de iniciar a produção de novos modelos de custo mais baixo, o que a empresa espera para o primeiro semestre de 2025, acreditamos que os preços/incentivos podem continuar a ser uma alavanca importante da demanda e pesar sobre as margens”, disseram analistas do Goldman Sachs em uma nota.

O preço das ações da empresa caiu 7,9%, para 226,40 dólares, no início do pregão de pré-mercado dos EUA, colocando a Tesla no caminho para perder cerca de 63,7 bilhões de dólares em valor de mercado.

As vendas de veículos elétricos da Tesla caíram por dois trimestres consecutivos, uma vez que a falta de novos modelos acessíveis faz com que os compradores procurem fabricantes de veículos elétricos rivais.

Os rivais, disse o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk,  “descontaram substancialmente os preços de seus veículos elétricos, o que tornou as coisas um pouco mais difíceis para a Tesla”.

No entanto, essas “flutuações sequenciais na margem bruta automotiva dificilmente merecem ser mencionadas”, dada a ambição mais ampla da Tesla de comercializar software de direção autônoma e outros produtos habilitados para IA, disse Alexander Potter, analista de pesquisa sênior da Piper Sandler.

Ao longo dos anos, Musk promoveu a Tesla como uma empresa de tecnologia, com a tecnologia de direção autônoma como a chave. O bilionário disse na terça-feira que ficará chocado se não houver veículos totalmente autônomos da Tesla no próximo ano.

“Estamos preocupados com a capacidade da empresa de obter aprovações regulatórias e não consideramos realista o cronograma de 2025 para uma oferta de serviços”, disse Tom Narayan, da RBC.

Ainda assim, apesar dos resultados trimestrais decepcionantes, apenas um dos 50 analistas que cobrem as ações cortou a recomendação, enquanto houve três aumentos de preços-alvo e duas reduções, de acordo com os dados da Lseg.

O resultado líquido é que os analistas, em média, ainda classificam as ações como “manter”, embora seu preço-alvo médio de 212,50 dólares indique que eles esperam que o preço caia 13% nos próximos meses, segundo os dados.

As ações da montadora acumulam queda de 0,85% este ano até o fechamento de terça-feira, em comparação com um aumento de 16% no índice S&P 500.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.