Home Agronegócio Ações da Caterpillar caem por preocupações com demanda por equipamentos, apesar de lucro melhor

Ações da Caterpillar caem por preocupações com demanda por equipamentos, apesar de lucro melhor

As vendas e a receita da Caterpillar aumentaram em todos os segmentos de equipamentos

por Reuters
0 comentário

A Caterpillar (CATP34) (CAT) relatou nesta terça-feira um aumento de dois dígitos em seu lucro, superando as estimativas de Wall Street, com base nas sólidas vendas de equipamentos de construção na América do Norte, mas suas ações caíram no início do pregão devido a sinais de desaceleração da demanda por maquinário.

As ações da empresa sediada no Texas caíram até 6,3%, uma vez que os estoques dos revendedores aumentaram pelo terceiro trimestre consecutivo, ao mesmo tempo em que a carteira de pedidos da Caterpillar diminuiu, indicando que a demanda por equipamentos pode ter atingido seu pico.

A carteira de pedidos da maior fabricante de equipamentos de construção do mundo caiu 2,6 bilhões de dólares no trimestre.

“A carteira de pedidos caiu… o que é um bom indicador de que a demanda está diminuindo”, disse Matt Britzman, analista de ações da Hargreaves Lansdown.

Executivos da empresa tentaram amenizar as preocupações dos investidores em uma teleconferência. O diretor financeiro Andrew Bonfield disse que os estoques dos revendedores de equipamentos de construção estão “dentro da faixa típica de vendas de três a quatro meses”.

“Ainda há áreas e produtos em que os revendedores gostariam de ter mais estoque”, disse Bonfield, acrescentando que a Caterpillar está muito confortável com os níveis de estoque.

A demanda por equipamentos de construção tem sido resiliente à medida que os EUA atualizam suas estradas, ferrovias e outras infraestruturas de transporte sob um pacote de 1 trilhão de dólares aprovado pelo Congresso em 2021 sob o governo do presidente Joe Biden.

Caterpillar
(Imagem: Divulgação/Caterpillar)

O lucro da Caterpillar também se beneficiou de controles eficazes de custos e aumentos de preços, protegendo as margens em meio a pressões inflacionárias contínuas.

O lucro dos equipamentos de maquinário, energia e transporte aumentou 48% em relação ao ano anterior.

As vendas e a receita da Caterpillar aumentaram em todos os segmentos de equipamentos, com sua divisão de construção registrando o maior aumento, de 12%.

“Os resultados do terceiro trimestre foram muito fortes, ainda bastante orientados pelos preços”, disse Kristen Owen, diretora executiva da Oppenheimer & Co Inc.

“Sabíamos que haveria alguns ventos contrários de volume na segunda metade do ano, uma vez que a Cat procura reduzir os níveis de estoque.”

O lucro da Caterpillar aumentou para 2,79 bilhões de dólares, ou 5,45 dólar por ação, superando a previsão dos analistas de 4,79 dólares por ação no terceiro trimestre, encerrado em 30 de setembro.

As vendas do líder do setor no trimestre até setembro aumentaram 12%, para 16,8 bilhões de dólares, em comparação com 14,9 bilhões de dólares do ano anterior.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.