As ações blue-chips da China fecharam em queda nesta quinta-feira diante da cautela dos investidores antes de um feriado de uma semana, enquanto as ações de Hong Kong acompanharam a queda de seus pares globais devido a preocupações com as altas taxas de juros.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com baixa de 0,3%, enquanto o índice de Xangai teve ganho 0,1%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,36%.
As ações mundiais enfrentam a maior série de perdas em dois anos, enquanto os preços do petróleo atingiram máximas de um ano, conforme o agravamento das preocupações com as taxas de juros persistentemente altas leva os investidores a se protegerem na segurança do dólar.
Os participantes do mercado devem analisar dados de consumo durante o feriado de uma semana do Dia Nacional da China, que começa na sexta-feira. Os mercados da China continental serão reabertos em 9 de outubro.
“A incerteza durante os feriados tende a reduzir o apetite por risco dos investidores”, disse a Capital Securities em uma nota, acrescentando que esperam que os mercados se recuperem após os feriados.
Os produtos básicos de consumo perderam 1,3%, enquanto as ações de semicondutores, segurança de defesa e automóveis subiram entre 1,3% e 2%.
Em Hong Kong, os gigantes da tecnologia caíram 1,5% e as incorporadoras imobiliárias do continente perderam 1,4%.
Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 1,54%, a 31.872 pontos.
Em Hong Kong, o índice HANG SENG caiu 1,36%, a 17.373 pontos.
Em Xangai, o índice SSEC ganhou 0,10%, a 3.110 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, retrocedeu 0,30%, a 3.689 pontos.
Em Seul, o índice KOSPI teve valorização de 0,09%, a 2.465 pontos.
Em Taiwan, o índice TAIEX permaneceu fechado.
Em Cingapura, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,22%, a 3.206 pontos.
Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 recuou 0,08%, a 7.024 pontos.