As ações da China fecharam em ligeira baixa nesta segunda-feira, com a retomada das negociações após um longo feriado e com os dados mistos sobre o turismo no período sem conseguir convencer os investidores de uma forte recuperação econômica, enquanto as incertezas no exterior também afetaram o sentimento.
As ações de Hong Kong, por sua vez, foram levemente impulsionadas pelo aumento do setor de energia devido à alta dos preços do petróleo em meio ao conflito militar no Oriente Médio.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com queda de 0,13%, enquanto o índice de Xangai teve baixa de 0,44%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,18%, em um dia de negociações mais curto devido ao tufão Koinu.
Os gastos dos turistas chineses aumentaram durante o feriado de oito dias da Semana Dourada deste ano, superando os níveis anteriores à pandemia, mas ainda aquém das estimativas do governo.
“Os dados de turismo da semana do Dia Nacional, juntamente com os PMIs de serviços de setembro ainda acima de 50, sugerem que a recuperação dos serviços desacelerou, mas continua”, disseram analistas do Goldman Sachs em uma nota.
“Acreditamos que será necessária afrouxamento adicional da política monetária para uma maior recuperação do consumo e dos serviços, especialmente devido à continuidade da retração do setor imobiliário e à confiança ainda enfraquecida.”
No exterior, os futuros das bolsas dos Estados Unidos caíam nesta segunda-feira, já que o conflito militar no Oriente Médio impulsionou o petróleo e os Treasuries, enquanto o relatório de empregos dos EUA de setembro elevou as apostas para os números da inflação nesta semana.
** Nos mercados da China, as ações de empresas relacionadas ao turismo caíram 4,8%, liderando as perdas, enquanto as incorporadoras imobiliárias recuaram 1,8%.
Em Tóquio, o índice Nikkei permaneceu fechado.
Em Hong Kong, o índice HANG SENG subiu 0,18%, a 17.517 pontos.
Em Xangai, o índice SSEC perdeu 0,44%, a 3.096 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, retrocedeu 0,13%, a 3.684 pontos.
Em Seul, o índice KOSPI não teve operações.
Em Taiwan, o índice TAIEX não abriu.
Em Cingapura, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,25%, a 3.166 pontos.
Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,23%, a 6.970 pontos.