As ações da China reverteram as perdas no fechamento do mercado desta sexta-feira depois que o primeiro debate das eleições presidenciais dos Estados Unidos foi leve em críticas contra o país, oferecendo um respiro aos investidores atentos a indicações que poderiam afetar a economia chinesa.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e seu antecessor, Donald Trump, os dois candidatos no debate, defenderam uma postura comercial rígida, impondo e ameaçando tarifas, principalmente sobre a China.
No fechamento, o índice de Xangai subiu 0,73%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve alta de 0,22%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, avançou 0,01%.
O índice do CSI da indústria de aviação subiu 3,5%, em um sinal de proteção contra possíveis riscos geopolíticos.
No primeiro semestre deste ano, o CSI 300 da China subiu 0,9%, enquanto o Índice Hang Seng subiu 3,9%.
“O mercado está prevendo que o ataque à China (seja) um item eleitoral. Eles não falaram muito sobre o assunto; isso é, de certa forma, bom para o mercado chinês”, disse Redmond Wong, estrategista da Grande China no Saxo.
Os dois candidatos trocaram farpas sobre aborto, imigração, as guerras na Ucrânia e em Gaza, a maneira como lidam com a economia e até mesmo seus jogos de golfe, enquanto cada um deles tentava sacudir o que as pesquisas de opinião mostram que tem sido uma corrida praticamente empatada há meses.
O mercado esperava possíveis discussões durante o debate sobre tarifas, já que as políticas dos Estados Unidos em relação à China poderiam prejudicar o sentimento dos investidores nos mercados chineses.
Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,61%, a 39.583 pontos.
Em Hong Kong, o índice HANG SENG subiu 0,01%, a 17.718 pontos.
Em Xangai, o índice SSEC ganhou 0,73%, a 2.967 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,22%, a 3.461 pontos.
Em Seul, o índice KOSPI teve valorização de 0,49%, a 2.797 pontos.
Em Taiwan, o índice TAIEX registrou alta de 0,55%, a 23.032 pontos.
Em Cingapura, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,32%, a 3.332 pontos.
Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,10%, a 7.767 pontos.