As ações da China subiram nesta sexta-feira, lideradas por ações do setor imobiliário depois que Pequim implementou mais medidas de apoio e a atividade industrial mostrou expansão inesperada no mês passado.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,7%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,43%. O mercado de Hong Kong foi fechado devido ao tufão Saola.
Na semana, o CSI300 subiu 2,2%, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong ganhou 2,4%.
O banco central e o órgão regulador financeiro da China emitiram avisos para flexibilizar algumas regras de empréstimo para ajudar os compradores de imóveis, incluindo a redução da taxa de hipoteca existente para compradores da primeira casa, no mais recente esforço para reanimar o mercado imobiliário.
Analistas disseram que a medida deve melhorar o sentimento em relação ao mercado imobiliário.
Em seguida, cinco dos maiores bancos da China reduziram as taxas de juros de vários depósitos em um esforço coordenado para aliviar a pressão sobre suas margens reduzidas, à medida que os credores passam a reduzir as taxas de hipotecas.
A atividade industrial da China surpreendeu e voltou a crescer em agosto, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta sexta-feira, com oferta, demanda interna e emprego melhorando, o que sugere que os esforços do governo para reanimar o crescimento podem estar a ter algum efeito.
Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,28%, a 32.710 pontos.
Em Hong Kong, o índice HANG SENG não teve operações.
Em Xangai, o índice SSEC ganhou 0,43%, a 3.133 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,70%, a 3.791 pontos.
Em Seul, o índice KOSPI teve valorização de 0,29%, a 2.563 pontos.
Em Taiwan, o índice TAIEX registrou alta de 0,06%, a 16.644 pontos.
Em Cingapura, o índice STRAITS TIMES permaneceu fechado.
Em Sydney o índice S&P/ASX 200 recuou 0,37%, a 7.278 pontos.