As ações da Dell Technologies (DELL; D1EL34) dispararam mais de 25% para atingir patamar recorde nesta sexta-feira, na esteira de uma projeção anual otimista que indicou que a fabricante de equipamentos de tecnologia tem se beneficiado do “boom” da inteligência artificial (IA).
As ações da empresa subiam 28%, a 121,33 dólares, a caminho de adicionar 17,7 bilhões de dólares ao valor de mercado da empresa e perto de registrar seu melhor desempenho intradiário.
A alta fornece mais evidências de que a crescente adoção da IA está impulsionando ganhos em todos os fornecedores de tecnologia empresarial e aumenta o frenesi em Wall Street após o rali surpreendente da Nvidia (NVDA).
Assessores e consultores de investimentos ganham R$ 15.000/mês; saiba como seguir carreira
“Nós nos posicionamos bem na área de IA”, disse o diretor de operações da companhia, Jeff Clarke, na quinta-feira, observando uma maior demanda por PCs e servidores com capacidades de IA.
As encomendas de servidores otimizados para IA da empresa, incluindo o carro-chefe PowerEdge XE9680, aumentaram 40% no quarto trimestre na base sequencial, disse Clarke.
Ao menos nove gestoras elevaram seus preços-alvo para a Dell após os resultados. Atualmente, mais de três quartos dos analistas têm classificação de “compra” ou superior para o papel, com um preço-alvo médio de 113 dólares.
“O negócio de IA da Dell mostrou forte progresso em métricas importantes… o comentário sobre o mercado de PCs foi semelhante ao da HP: que uma recuperação está a caminho, mas está sendo adiada para o segundo semestre do ano”, disseram analistas da Bernstein.
A Dell previu receitas entre 91 bilhões e 95 bilhões de dólares para o atual ano fiscal, que termina em janeiro de 2025, bem acima da estimativa média de analistas de 92,07 bilhões de dólares.