Home Empresas Ações da Intuitive Machines disparam após pouso de espaçonave na Lua

Ações da Intuitive Machines disparam após pouso de espaçonave na Lua

O pouso, o primeiro dos Estados Unidos na superfície lunar em mais de meio século, colocou a empresa no caminho de ultrapassar 1 bilhão de dólares em valor de mercado

por Reuters
0 comentário

As ações da Intuitive Machines chegaram a subir 38% nesta sexta-feira, após a empresa se tornar a primeira companhia privada a pousar uma espaçonave na Lua, o que pode ser um divisor de águas para o setor espacial.

O pouso, o primeiro dos Estados Unidos na superfície lunar em mais de meio século, colocou a empresa no caminho de ultrapassar 1 bilhão de dólares em valor de mercado.

O evento também impulsionou as ações de outras empresas espaciais, com Rocket Lab, Virgin Galactic e Astra Space subindo entre 1,2% e 3%.

“Essa é uma conquista importante que deve ajudar a aumentar a conscientização e a credibilidade de todo o setor, e empresas como a Rocket Lab, entre outras, se beneficiarão disso”, disse Andres Sheppard, analista sênior da Cantor Fitzgerald.

O módulo lunar da Intuitive Machines, apelidado de “Odysseus”, pousou na cratera Malapert A, a cerca de 300 km do polo sul da Lua na quinta-feira.

O módulo de pouso foi enviado à Lua na quinta-feira passada usando um foguete Falcon 9 lançado pela SpaceX, empresa de Elon Musk, do Centro Espacial Kennedy da Nasa em Cabo Canaveral, na Flórida.

O pouso representou a primeira descida controlada à superfície lunar por uma espaçonave dos EUA desde a Apollo 17 em 1972, quando a última missão lunar tripulada da Nasa pousou no satélite natural com os astronautas Gene Cernan e Harrison Schmitt.

O pouso pode abrir as portas para investimentos e contratos governamentais, ajudando as empresas a superar o que tem sido um período difícil de financiamento para o setor espacial devido a uma economia incerta.

As ações da Intuitive Machines, que caíram por duas sessões consecutivas antes do pouso, estavam entre as ações de maior movimentação na plataforma de negociação Stocktwits nesta sexta-feira.

Mais de 3 milhões de ações foram negociadas no início da sessão e mais ações foram negociadas somente em fevereiro – ultrapassando 200 milhões – do que nos dois anos anteriores juntos, de acordo com dados da LSEG.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.