As ações da Qualcomm caíram quase 9% nesta quinta-feira, depois que uma previsão pessimista sinalizou mais problemas para a maior fabricante de chips para smartphones devido à queda contínua no mercado de eletrônicos de consumo.
A queda deve eliminar cerca de 13 bilhões de dólares do valor de mercado da empresa, com base no preço pré-mercado das ações de 117,70 dólares. Os papéis subiram 19% este ano, mas tiveram desempenho inferior ao da indústria de chips mais ampla por preocupações com a demanda de smartphones.
A empresa decepcionou os investidores na quarta-feira com uma previsão de receita para o trimestre atual abaixo das estimativas do mercado, bem como vendas ajustadas que ficaram abaixo das expectativas.
“Os resultados e a orientação da Qualcomm foram inexpressivos, já que a empresa está atolada e pressionada por unidades de aparelhos e excesso de estoque global de seus clientes”, escreveram analistas da Piper Sandler em nota.
A Piper e outras corretoras também sinalizaram a falta de receita “material” futura da Huawei como uma preocupação, já que a Qualcomm não tem licença para vender seus chips para a empresa chinesa.
“Os ventos contrários da Huawei são novos (e maiores do que pensávamos) e as ações (da Qualcomm) são reconhecidamente nada atraentes”, disse Stacy Rasgon, analista da Bernstein.
“Pelo menos as ações são baratas … Mas baratas por si só podem ser uma tese insatisfatória às vezes, e podemos ver que elas não são amadas por mais algum tempo aqui.”
A Qualcomm tem uma relação preço/lucro de 12 meses de 14,05, muito inferior à 43,94 da Nvidia e à mediana da indústria, de 20,51.