Dinheirama - Estrada para o futuro!Depois de uma queda de 4,87% na semana passada, influenciada pela inesperada alta na inflação norte-americana, humor do mercado externo e queda da CPMF, a Bovespa e seus investidores ficam de olho na pesquisa semanal Focus e em alguns dados sobre as vendas no comércio em outubro, divulgados pelo IBGE. A Bradesco Corretora indicou cinco ações, com alocação uniforme de 20%, para a carteira do mês de dezembro:

Unibanco – UBBR11
Eletropaulo – ELPL6
Vale do Rio Doce – VALE5
Porto Seguro – PSSA3
Tractebel – TBLE3

Já a Paraty Investimentos optou por alterar sua carteira sugerida na semana passada, incorporando a Vale PNA (VALE5) e tirando a IdeiasNet (IDNT3), que apresentará nova oferta de ações. Em um comunicado dado por Oscar Rudge, gestor de renda variável, a Paraty explica que:

“A oferta de ações pode pressionar a IdeiasNet no curto prazo. Após a definição de preço e das condições da oferta, voltaremos a analisar o retorno da ação à carteira. Já o papel da Vale apresenta potencial de valorização significativo face a nossa expectativa de consolidação do setor. Assim, aumenta ainda mais o poder de barganha da Vale e a nossa expectativa de forte aumento nos preços do minério para os próximos três anos”

A carteira recomendada da Paraty ficou assim:

Petrobras PN – PETR4
B2W Varejo ON –BTOW3
Bematech ON – BEMA3
Vale do Rio Doce PNA – VALE5
Unibanco UNT – UBBR11

A Alpes (WIN) não alterou sua carteira recomendada na semana passada, mantendo Itausa PN (ITSA4), Petrobras PN (PETR4), Vale do Rio Doce PNA (VALE5), Sadia PN (SDIA4) e Gerdau PN (GGBR4). A Prosper Gestão de Recursos também optou por manter sua carteira de dezembro inalterada. Ficam Siderúrgica Nacional (CSNA3), CESP PN (CESP6), Gol PN (GOLL4), Confab PN (CNFB4) e João Fortes ON (JFEN3).

O Unibanco projeta o índice Ibovespa na casa de 78 mil pontos ao final de 2008, com potencial de cerca de 25% se comparado ao atual patamar do mercado brasileiro. O otimismo se dá principalmente ao atrativo preço das ações brasileiras, ainda considerados baixos se comparados ao exterior e ao fluxo de investimentos estrangeiros que tende a aumentar. No mesmo comunicado, publicado no início de dezembro, o banco listou suas ações para dezembro:

Banco do Brasil ON – BBAS3
Petrobras PN – PETR4
Transmissão Paulista PN – TRPL4
Perdigão ON – PRGA3
Tegma ON – TGMA3

Acontecimentos importantes da semana
É importante ficar de olho no indicador de gasto do consumidor americano, o PCE, que representa grande preocupação para o Fed – Banco Central dos Estados Unidos – divulgado na sexta-feira. No Brasil, é importante ficar atento aos indicadores de preços e de inflação. Durante a semana, será anunciado o IGP-10, uma prévia do IGPM, medido pela FGV, e o IPCA-15, um dos índices usados pelo Banco Central para monitorar sua meta de inflação. A pressão inflacionária por aqui pode fazer com que a Selic permaneça inalterada por pelo menos um ano, dizem alguns especialistas.

Para maiores detalhes sobre as carteiras recomendadas da semana, acesse a coluna FolhaInvest do jornal Folha de S. Paulo de hoje. Crédito da foto para Marcio Eugenio.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários