As ações da China e de Hong Kong recuaram nesta quarta-feira, após uma recente alta impulsionada por expectativas de estímulo, já que alguns investidores registraram lucros na ausência de medidas concretas de Pequim para sustentar a economia.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em queda de 0,7%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,89%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, teve baixa de 2,47%, em seu pior dia em quase quatro semanas.
As ações da China e de Hong Kong se recuperaram acentuadamente desde a reunião do Politburo de 24 de julho, onde os principais líderes chineses prometeram intensificar o apoio à economia em meio a uma tortuosa recuperação pós-Covid.
Mas o rali parece estar perdendo força, já que as medidas anunciadas até agora para estimular o consumo, reavivar os mercados de capitais e ajudar o setor imobiliário são consideradas vagas ou brandas demais.
“Dados econômicos recentes mostram que a abordagem de flexibilização incremental não foi eficaz em sustentar o ímpeto de crescimento do PIB”, escreveu Chi Lo, economista do BNP Paribas Investment Partners, em nota.
“O crescimento e as perspectivas de mercado da China dependem de fato de Pequim agir rápida e decisivamente para fortalecer as atividades e a confiança, antes que o pessimismo atual se torne arraigado e prejudique ainda mais o crescimento.”
De fato, os investidores pareciam desanimados depois que os ministérios chineses, reguladores e o banco central prometeram na terça-feira mais apoio financeiro a pequenas empresas e ao setor privado.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 2,30%, a 32.707 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 2,47%, a 19.517 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,89%, a 3.261 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,70%, a 3.969 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,90%, a 2.616 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,85%, a 16.893 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 1,45%, a 3.325 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 1,29%, a 7.354 pontos.