Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Mercados Ações europeias caem após autoridades do BCE moderarem otimismo com corte de juros

Ações europeias caem após autoridades do BCE moderarem otimismo com corte de juros

Os mercados acionários avançaram de forma generalizada na semana passada depois que o Federal Reserve deixou a taxa de juros inalterada

por Reuters
3 min leitura
Bolsas, ações europeias

As ações europeias recuaram nesta segunda-feira depois de registrarem fortes ganhos nas últimas semanas, com a queda das ações do setor automobilístico e com comentários de autoridades do banco central, que atenuaram as apostas de cortes nas taxas de juros no próximo ano.

Finclass Vitalício Quadrado

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,27%, a 475,32 pontos, depois de registrar na sexta-feira sua primeira série de cinco semanas de ganhos desde abril.

Pressionando as ações e elevando os rendimentos dos títulos europeus, uma série de autoridades de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) rebateu as expectativas do mercado de que o banco central cortará as taxas de juros já em março.

Qualquer conversa sobre corte das taxas pelo BCE ainda é prematura, disse o chefe do banco central eslovaco, Peter Kazimir. O banco central precisará de pelo menos até a primavera para reavaliar sua perspectiva de política, segundo o membro do BCE Bostjan Vasle.

Os mercados acionários avançaram de forma generalizada na semana passada depois que o Federal Reserve deixou a taxa de juros inalterada, conforme esperado, e as projeções dos autoridades de política monetária para o próximo ano apontaram três cortes.

As montadoras de automóveis também pesaram nesta sessão, com a Mercedes Benz e o BMW Group caindo mais de 1% cada depois que o governo alemão decidiu encerrar um programa que pagava subsídios aos compradores de novos veículos elétricos.

Finclass Vitalício Quadrado

Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,50%, a 7.614,48 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,60%, a 16.650,55 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,37%, a 7.568,86 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,44%, a 30.241,02 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,40%, a 10.054,90 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,66%, a 6.384,49 pontos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.