Home Mercados Ações europeias caem com desilusão sobre balanços

Ações europeias caem com desilusão sobre balanços

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,35%, a 494,59 pontos

por Reuters
0 comentário
Bolsa em Frankfurt Mercados Europa

O índice acionário de referência da Europa caiu nesta quarta-feira, uma vez que uma série de balanços corporativos pessimistas prejudicou o humor do mercado, enquanto investidores globais se prepararam para os dados cruciais sobre a inflação da zona do euro e dos Estados Unidos nesta semana, para obter novas pistas sobre o futuro dos juros.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,35%, a 494,59 pontos, no menor nível em quase uma semana. No entanto, o índice DAX de Frankfurt continuou com um avanço e atingiu um novo recorde, impulsionado por um salto de 3,9% na fabricante de aviões Airbus.

Entre os setores, o imobiliário foi o mais enfraquecido, em queda de 1,8%, atingindo o menor patamar em três meses, depois que o humor de investidores foi abalado após a Taylor Wimpey divulgar um lucro anual menor e dizer que construirá menos casas este ano. A construtora britânica de casas perdeu 4,8%.

Assessores e consultores de investimentos ganham R$ 15.000/mês; saiba como seguir carreira

Esse fato, juntamente com uma queda de 13,3% na Reckitt do Reino Unido, que não cumpriu as expectativas de vendas líquidas do quarto trimestre, fez com que o índice mais amplo de bens pessoais e domésticos caísse 1,2%.

O setor de tecnologia perdeu 1,4%, com a maioria dos componentes em queda após os fortes ganhos de terça-feira. Just Eat Takeaway caiu 1,8%, com um operador citando a falta de um novo programa de recompra de ações, embora a perspectiva atualizada da empresa de entrega de alimentos tenha atendido às expectativas.

O STOXX 600 recuou em relação ao recorde histórico atingido na semana passada, já que os balanços sem brilho aprofundaram as preocupações sobre a situação das empresas, em meio a preocupações econômicas persistentes antes dos principais dados sobre inflação.

O indicador de inflação preferencial do Federal Reserve — o núcleo do índice PCE — está previsto para ser divulgado na quinta-feira, enquanto os dados da zona do euro estão programados para sexta-feira.

“Qualquer dado de inflação mais forte do que o esperado pode fazer com que os mercados caiam ainda mais, mas isso precisa ser considerado no contexto da incrível corrida pelas ações”, disse Stuart Cole, economista-chefe de macroeconomia da Equiti Capital.

Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,76%, a 7.624,98 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,25%, a 17.601,22 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 teve variação positiva de 0,08%, a 7.954,39 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,27%, a 32.617,96 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,45%, a 10.068,60 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,44%, a 6.192,90 pontos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.