Home Mercados Ações europeias caem com incerteza política na França

Ações europeias caem com incerteza política na França

As ações das operadoras de rodovias francesas Eiffage e Vinci caíram mais de 5%

por Reuters
0 comentário

As ações europeias caíram nesta segunda-feira, com os papéis franceses sendo pressionados depois que o presidente Emmanuel Macron convocou eleições antecipadas após grande derrota na votação da União Europeia.

O índice de referência francês CAC-40 atingiu o menor nível em três meses, com bancos, incluindo BNP Paribas, Société Générale e Credit Agricole, em baixa de entre 3,6% e 7,5%.

Os preços dos títulos franceses também recuavam, levando os rendimentos da nota de dez anos ao seu nível mais alto em mais de seis meses, depois que nacionalistas eurocéticos obtiveram ganhos nas eleições para o Parlamento Europeu no domingo. 

A decisão inesperada de Macron de convocar uma eleição pode dar grande poder político à extrema direita depois de anos à margem, colocando o partido Reunião Nacional (RN) de Marine Le Pen no comando da agenda doméstica, incluindo a política econômica.

“Os resultados das eleições europeias aumentam a possibilidade de o RN se tornar o maior grupo no Parlamento francês”, observaram economistas do HSBC.

“Se o RN obtiver maioria absoluta na Assembleia Nacional, o presidente Macron poderá ser forçado a um período de ‘coabitação’ e talvez tenha de nomear um primeiro-ministro do RN.”

As ações das operadoras de rodovias francesas Eiffage e Vinci caíram mais de 5%, enquanto o grupo de aeroportos Aeroports de Paris e a empresa de energia Engie caíram 4,1% e 3,2%, respectivamente.

A maioria dos setores do Stoxx 600 foi negociada em baixa, com os bancos da zona do euro sendo os mais combalidos, com uma queda de 1,6%, enquanto o setor de petróleo e gás foi um caso atípico, com uma alta de 0,9%, acompanhando os preços mais elevados do petróleo bruto.

Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,20%, a 8.228,48 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,34%, a 18.494,89 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 1,35%, a 7.893,98 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,34%, a 34.542,01 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,42%, a 11.357,20 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,11%, a 6.729,42 pontos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.