Home Mercados Ações europeias sobem no último dia de negociação do ano

Ações europeias sobem no último dia de negociação do ano

As ações italianas superaram seus pares regionais neste ano, com uma alta de quase 30% no acumulado do ano, enquanto os índices suíço e britânico estavam entre os piores desempenhos

por Reuters
3 min leitura
Bolsas, ações europeias

 As ações europeias avançavam nesta sexta-feira, com as empresas de mídia e energia entre as que mais subiam, colocando o índice no caminho de fortes ganhos anuais, na expectativa de uma política monetária mais branda por parte dos principais bancos centrais no próximo ano.

O índice STOXX 600 subia 0,3% e estava a caminho de seu sétimo ganho semanal consecutivo, bem como de seu melhor desempenho em dezembro desde 2021.

Os mercados globais têm se recuperado desde meados de dezembro, quando o Federal Reserve sinalizou que poderia considerar cortes nos juros no próximo ano. No entanto, o Banco Central Europeu não tem apresentado uma perspectiva semelhante.

Mesmo assim, o STOXX 600 está na trajetória de um avanço de quase 13% neste ano, com o setor de tecnologia e de varejo entre os melhores desempenhos.

O índice de referência europeu se recuperou mais de 12% de suas mínimas de março, quando os mercados globais foram abalados após o rápido colapso do banco suíço Credit Suisse e do credor norte-americano Silicon Valley Bank.

As ações italianas superaram seus pares regionais neste ano, com uma alta de quase 30% no acumulado do ano, enquanto os índices suíço e britânico estavam entre os piores desempenhos.

Nesta sexta-feira, as ações de mídia subiam 0,4%, enquanto as ações de bens pessoais e domésticos tinham alta de 0,3%, em seu primeiro ganho em cinco sessões.

As ações do setor de energia avançavam 0,3%, acompanhando os preços mais altos do petróleo bruto.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.