Home Mercados Ações iniciam semana em baixa com alta dos rendimentos de títulos

Ações iniciam semana em baixa com alta dos rendimentos de títulos

Bens pessoais e domésticos perderam 1,1%, enquanto o grupo sueco de jogos Embracer recuou 8,8%

por Reuters
3 min leitura
Ações Europeias

As ações europeias encerraram em baixa nesta segunda-feira, com os rendimentos dos títulos governamentais em alta em meio a alertas contra cortes prematuros nas taxas de juros por parte de autoridades do Banco Central Europeu.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,54%, a 474,19 pontos, uma vez que os rendimentos dos títulos governamentais subiram em toda a região depois que o economista-chefe do BCE, Philip Lane, disse em uma entrevista no sábado que cortar os juros muito rapidamente poderia alimentar uma nova onda de inflação.

Separadamente, o presidente do banco central da Alemanha, Joachim Nagel, disse que é muito cedo para o BCE discutir um corte das taxas de juros.

O rendimento do bund alemão de 10 anos, a referência para a região, estava em 2,201%.

“Temos essa divergência entre as expectativas do mercado e o que os bancos centrais estão planejando fazer”, disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com.

“Poderemos ver alguma pressão negativa sobre as ações, especialmente na Europa, uma vez que os mercados ajustem suas expectativas de que os cortes nas taxas virão inevitavelmente, mas não tão cedo quanto o esperado.”

Operadores ainda estão precificando cerca de 150 pontos-base de cortes nos juros este ano, com uma chance de mais de 20% de que o primeiro ocorra já em março.

O setor de recursos básicos ficou entre os que tiveram maiores quedas, com recuo de 1,0%, já que a maioria dos preços dos metais básicos ficou sob pressão devido ao dólar mais firme.

Bens pessoais e domésticos perderam 1,1%, enquanto o grupo sueco de jogos Embracer recuou 8,8%.

Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,39%, a 7.594,91 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,49%, a 16.622,22 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,72%, a 7.411,68 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,47%, a 30.327,72 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,18%, a 10.076,90 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,53%, a 6.503,10 pontos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.