Home Mercados Ações na Europa caem pelo sexto dia por temor com desaceleração econômica e juros

Ações na Europa caem pelo sexto dia por temor com desaceleração econômica e juros

O setor de bancos ficou entre os mais pressionados, com baixa de 1,5%, nos menores patamares em oito semanas

por Reuters
0 comentário
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,19%, a 15.741,37 pontos

As ações europeias ampliaram as perdas pela sexta sessão consecutiva nesta quarta-feira, uma vez que preocupações com a desaceleração do crescimento global prejudicaram o apetite por risco, enquanto a alta dos rendimentos dos títulos também pressionou os papéis.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,57%, a 454,30 pontos, após atingir seu nível mais baixo em mais de uma semana mais cedo.

Em mais uma evidência da desaceleração do crescimento econômico, dados mostraram que as encomendas industriais alemãs caíram mais do que o esperado em julho.

“O mercado está concentrado nas perspectivas de um enfraquecimento contínuo do impulso macroeconômico na Europa e até mesmo na perspectiva de uma recessão moderada nos próximos trimestres”, disse Thomas McGarrity, chefe de ações da RBC Wealth Management.

O setor de bancos ficou entre os mais pressionados, com baixa de 1,5%, nos menores patamares em oito semanas. O setor de bens pessoais e domésticos perdeu 2,2%, enquanto o de serviços financeiros recuou 1,0%.

O sentimento fraco de agosto repercutiu em setembro, devido a preocupações sobre por quanto tempo os principais bancos centrais globais manterão as taxas de juros elevadas, diante de novos sinais de fraqueza nas economias da China e Europa.

BCE
Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt, na Alenanha (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

Entretanto, autoridades do Banco Central Europeu (BCE) alertaram investidores que apostam esmagadoramente contra um aumento das taxas de juros do BCE na próxima semana que a decisão continua em aberto.

Futuros do mercado monetário indicam que operadores apostam em uma probabilidade de apenas 32% de que o BCE aumente os juros em 0,25 ponto percentual na reunião de 14 de setembro.

Já para o Federal Reserve a expectativa é de que irá manter os juros nos Estados Unidos na faixa de 5,25% a 5,50% na reunião deste mês.

Veja os desempenhos:

LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,16%, a 7.426,14 pontos.

FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,19%, a 15.741,37 pontos.

PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,84%, a 7.194,09 pontos.

MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,54%, a 28.211,46 pontos.

MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,83%, a 9.314,40 pontos.

LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,08%, a 6.082,08 pontos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.