Home Mercados Ações na Europa fecham em alta por otimismo com China e expectativa com BCE

Ações na Europa fecham em alta por otimismo com China e expectativa com BCE

O STOXX 600 subiu 1,6% na semana, com o setor de mineradoras registrando o melhor desempenho

por Reuters
0 comentário
(Imagem: REUTERS)

As ações na Europa registaram ganhos semanais nesta sexta-feira, conforme dados chineses melhores do que o esperado a impulsionaram empresas de luxo, enquanto investidores se confortaram com sinais de que o Banco Central Europeu (BCE) está próximo de encerrar seu ciclo de aumento das taxas de juros.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,23%, a 461,93 pontos, para fechar no maior nível em cinco semanas, com setores de luxo, mineração e automóveis na liderança dos ganhos setoriais.

Nomes de luxo franceses como Kering e LVMH subiram 1,8% e 2,5% após dados mostrarem que a produção industrial e as vendas no varejo da China cresceram em um ritmo mais rápido em agosto.

O BCE elevou sua taxa básica de juros para um recorde de 4% na quinta-feira
O BCE elevou sua taxa básica de juros para um recorde de 4% na quinta-feira (Imagem: Reprodução/X/BCE)

Juro recorde

As ações registaram o maior ganho percentual em seis meses na quinta-feira, depois de o BCE ter aumentado a sua taxa de juro para um recorde de 4%, mas, com a economia da zona euro em crise, sinalizado que o aumento seria provavelmente o último.

No entanto, formuladores de política monetária disseram nesta sexta-feira que o BCE manterá as taxas de juros altas por um período prolongado e poderá até aumentá-las novamente, se necessário, rejeitando algumas apostas do mercado de que as taxas da zona do euro começarão a cair já na próxima primavera europeia.

O STOXX 600 subiu 1,6% na semana, com o setor de mineradoras registrando o melhor desempenho.

Os ministros das Finanças da zona euro concordaram que a política fiscal deveria ser restritiva no próximo ano para ajudar o BCE a conter a inflação, equilibrando – ao mesmo tempo – a necessidade de investimento.

Os investidores agora estão concentrados em outras reuniões de bancos centrais, com o Federal Reserve e o Banco da Inglaterra anunciando suas decisões sobre os juros na próxima semana.

Veja o desempenho:

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,50%, a 7.711,38 pontos. Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,56%, a 15.893,53 pontos. Já em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,96%, a 7.378,82 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,08%, a 28.895,39 pontos. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,01%, a 9.549,70 pontos. Já em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,38%, a 6.203,91 pontos.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.