Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Mercados Ações sobem com impulso de balanços, mas registram pior mês em um ano

Ações sobem com impulso de balanços, mas registram pior mês em um ano

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,59%, a 433,66 pontos

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@rawpixel.com)

As ações europeias subiram nesta terça-feira, conforme investidores se reconfortaram com uma série de balanços corporativos, mas o índice de referência ainda encerrou outubro em queda acentuada devido a preocupações com o crescimento econômico e as taxas de juros que permanecerão mais altas por mais tempo.

Finclass Vitalício Quadrado

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,59%, a 433,66 pontos, mas ainda assim registrou seu pior desempenho mensal desde setembro de 2022.

O índice de referência registrou seu terceiro declínio mensal consecutivo, com queda de quase 3,7% durante o período.

“Não estou dando muita importância aos ganhos de hoje, pois, até certo ponto, eles estão recuperando o terreno perdido”, disse Michael Field, estrategista de ações europeias da Morningstar.

“Estamos de volta àquele ponto em que as ações não estão caras, mas também não estão baratas. A menos que o quadro econômico mude para positivo, não há razão para que os mercados de ações se recuperem fortemente até o final do ano.”

O crescimento econômico da zona do euro foi mais fraco do que o esperado no terceiro trimestre, segundo uma estimativa preliminar, com o Produto Interno Bruto em uma leve contração em relação ao trimestre anterior e a taxa de crescimento anual em desaceleração acentuada.

Finclass Vitalício Quadrado

As vendas no varejo alemão caíram em setembro devido à inflação persistentemente alta.

O foco dos investidores voltou-se para as decisões dos bancos centrais dos Estados Unidos e Reino Unido nesta semana.

No dia, o setor imobiliário foi o que apresentou o melhor desempenho, com um avanço de 2,7%, com a empresa belga de investimentos imobiliários na área de saúde Aedifica saltando 5,0% após aumentar a perspectiva de lucros para o ano inteiro.

O setor de produtos químicos subiu 1,7%, com a BASF em alta de 4,5%, apesar de uma queda nos lucros do terceiro trimestre e de um rebaixamento em sua orientação para o ano inteiro, já que os mercados temiam resultados piores.

O setor de energia foi o mais combalido devido a uma queda de 4,6% na BP <BP.LL, depois que os lucros do terceiro trimestre não atingiram as previsões dos analistas.

Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,08%, a 7.321,72 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,64%, a 14.810,34 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,89%, a 6.885,65 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,47%, a 27.741,91 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,04%, a 9.017,30 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 0,63%, a 6.257,06 pontos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.