Home Economia e Política Aconteceu no Dinheirama – 02.11.2007

Aconteceu no Dinheirama – 02.11.2007

por arthurgouveia
0 comentário

Construir o futuro!Leitores do Dinheirama, chegamos ao final de mais uma semana. Destaque para o ranking mundial de competitividade, no qual o Brasil registrou uma queda de 6 posições. Também noticiou-se muito o problema do gás no Rio de Janeiro[bb] e da falta de planejamento da Petrobrás para lidar com o tema. O Aconteceu no Dinheirama está no ar, em sua terceira edição, com as novidades e notícias interessantes desta semana. Confira, opine e mantenha-se informado.

Brasil é o 72º país no ranking de competitividade
Na última quarta feira (30/10) foi divulgado o resultado de uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial sobre a competitividade global. Após o estudo com 11 mil executivos em 131 países, o resultado foi que o Brasil está em 72º lugar atrás de Chile (26ª), Porto Rico (36ª), México (52ª) e Colômbia (69ª). Dentre os emergentes, os mais competitivos são China (34ª) e Índia (48ª), seguidos de Turquia (53ª) e da Rússia (58ª). Ainda bem que, como no futebol, estamos à frente da Argentina (85ª).

No ano passado o Brasil ocupava a 66ª colocação. De 2006 para a avaliação atual houve uma mudança na metodologia de pesquisa. Se fosse utilizada a mesma metodologia de 2006, a posição do Brasil seria a 68ª. Uma pequena piora em relação ao ano passado. De acordo com a economista sênior do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, Irene Mia, nossos indicadores mostram uma falta generalizada de confiança nas instituições públicas, atribuída à falta de ética e à ineficiência burocrática relacionadas ao Estado.

Ainda assim, o Brasil apresenta algumas vantagens como o amplo tamanho de seu mercado doméstico, sua facilidade em absorver e adaptar tecnologias do exterior e, especialmente, o grau de sofisticação do setor empresarial e sua capacidade de inovação.

Leia mais:


Petrobrás e a crise do gás (ou da falta dele, ou da falta de planejamento)
Na última terça-feira (30/10), 89 postos de combustíveis no Rio, além da algumas indústrias, ficaram sem o abastecimento de gás natural realizado pela Petrobrás. De acordo com a empresa, a redução de 17% do fornecimento de gás natural para SP e RJ deveu-se ao fato de que os concessionárias Comgás (que atua em São Paulo), CEG (Companhia Estadual de Gás, que atua no Rio de Janeiro) e CEG-Rio (que atua no interior do Estado fluminense) estavam retirando volume maior do que o estabelecido em contratos. Desta forma, a Petrobrás viu-se “obrigada” a reduzir o fornecimento, a fim de manter o abastecimento das termelétricas.

Ai começou a confusão. A justiça emitiu liminar ordenando que o abastecimento de gás fosse restabelecido. A Petrobrás afirmava que ainda não tinha sido informada oficialmente. Após o recebimento da liminar, o abastecimento foi normalizado no Rio. O governo fluminense diz que pretende aumentar os impostos incidentes sobre o gás destinado às termelétricas. A Petrobrás afirma não ter capacidade de atender a toda a demanda por gás natura e que deve reajustar os preços. Tudo isso depois de a Petrobrás anunciar, na segunda-feira, que pode voltar à Bolívia para operar mais um campo de produção de gás.

Em resumo, houve uma grande bagunça no estado do Rio de Janeiro. Em São Paulo? Poucas notícias. A mais relevante foi que o estado possui um plano de contingência para a falta do combustível. Será que a crise é falta de investimento? Ou será que é mesmo falta de planejamento ou de vergonha? Será que enfrentaremos um novo apagão como o de 2001? Será a falta de infra-estrutura que segura nosso crescimento?

Leia mais:


Federal Reserve diminui, pela segunda vez seguida, a taxa de juros dos EUA
Na última quarta-feira (31/10), o Fed (Banco Central norte-americano) reduziu a taxa de juros (FFR – Fed Funds Rate) para 4,5%, o menor nível desde o início de 2006. Esta redução visa impedir que a crise do subprime ultrapasse o limite do mercado financeiro e afete a economia real[bb].

Lá, o Congresso diz que o corte pode facilitar a expansão da economia norte-americana. Por aqui, o Ibovespa[bb] atingiu o 42º recorde do ano – acima dos 65 mil pontos – e o dólar desabou abaixo de R$1,74. Tudo indica que o movimento de queda dos juros nos EUA deve cessar. Veja recente comunicado do Fed:

“O Comitê julga que, depois desta decisão, os riscos de alta inflação se equivalem, aproximadamente, aos riscos de desaceleração do crescimento”

Mesmo com a interrupção da redução da FFR, os negócios no mercado brasileiro se tornam bastante atraentes em comparação com os EUA. Isso deve manter o fluxo positivo de dólares para o Brasil neste final de ano e em 2008.

Leia mais:

Aconteceu no Dinheirama! Semana que vem tem mais! Até lá.

——–
Arthur Gouveia é Consultor de Empresas especializado em Gestão e Estatística. Conheceu o Dinheirama e, desde então, aplica as dicas dos editores e comentaristas em seu cotidiano, buscando aumentar seu patrimônio líquido. Atualmente edita a seção de Notícias e é editor responsável pelas dicas e opiniões de nossos leitores.

BBB 2007 - Vote no DinheiramaO Dinheirama está entre os finalistas do concurso Best Blogs Brazil, responsável por escolher os melhores blogs brasileiros em 2007. O Dinheirama foi indicado e é finalista em quatro categorias: blog revelação, melhor design, melhor blog individual e melhor blog de mercado e finanças. Votar é fácil. Acesse a página do Best Blogs Brazil, faça seu cadastro, clique nas categorias e faça sua escolha. Contamos com o seu voto! Obrigado.

Crédito da foto para Marcio Eugenio.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.