Home Economia e Política Acordo de cooperação técnica vai ampliar internet na Amazônia Legal

Acordo de cooperação técnica vai ampliar internet na Amazônia Legal

O acordo prevê a aceleração do desenvolvimento das sub-regiões dos arquipélagos do Marajó e do Bailique

por Agência Gov
0 comentário

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) firmou acordo de cooperação técnica com a Superintendência da Amazônia (Sudam) para a execução de ações integradas, apoio mútuo e intercâmbio de experiências, informações e tecnologias para implementação de políticas públicas que ampliem o acesso à rede de internet em áreas urbanas desatendidas, rurais ou remotas, na Amazônia Legal.

O acordo prevê a aceleração do desenvolvimento das sub-regiões dos arquipélagos do Marajó e do Bailique, consideradas prioritárias para os fins da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O acordo foi assinado nesta terça-feira (7/5) na Câmara dos Deputados, pelo presidente da Agência, Carlos Baigorri, e pelo superintendente da Sudam, senador Paulo Rocha, durante café da manhã promovido pelo Banco da Amazônia, na presença da bancada federal da Região Norte.

Segundo Carlos Baigorri, o acordo representa a oportunidade de implementar soluções que acelerem o desenvolvimento da Região Amazônica, adotando-se medidas no sentido de fomentar a ampliação da conectividade significativa, sendo, fator relevante para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O senador Paulo Rocha ressaltou que é preciso alavancar o desenvolvimento das áreas mais desfavorecidas na Região Norte e que a Sudam está à disposição para auxiliar na identificação das localidades que mais necessitam de acesso à Internet, nos moldes definidos no acordo de cooperação firmado.

A Anatel irá compor, juntamente com a Sudam, o Grupo de Trabalho de gestão das ações do acordo. Dentre as atribuições desta Agência, destacam-se as seguintes: disponibilizar dados do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), relativos à Região Amazônica; mapear as infovias implementadas e previstas para a Região Amazônica; considerar, quando do estabelecimento de compromissos de expansão dos serviços de telecomunicações, mecanismos para viabilizar a implantação da infraestrutura e o fornecimento dos equipamentos tecnológicos necessários à instalação e ao funcionamento dos serviços de telecomunicações na Região Amazônica.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.