MBA Barsi Gigantes Topo 950x250
MBA Barsi Gigantes Topo 950x250
Home Economia e Política Acordo de cooperação técnica vai ampliar internet na Amazônia Legal

Acordo de cooperação técnica vai ampliar internet na Amazônia Legal

O acordo prevê a aceleração do desenvolvimento das sub-regiões dos arquipélagos do Marajó e do Bailique

por Agência Gov
3 min leitura
(Imagem: Divulgação/Anatel)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) firmou acordo de cooperação técnica com a Superintendência da Amazônia (Sudam) para a execução de ações integradas, apoio mútuo e intercâmbio de experiências, informações e tecnologias para implementação de políticas públicas que ampliem o acesso à rede de internet em áreas urbanas desatendidas, rurais ou remotas, na Amazônia Legal.

O acordo prevê a aceleração do desenvolvimento das sub-regiões dos arquipélagos do Marajó e do Bailique, consideradas prioritárias para os fins da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O acordo foi assinado nesta terça-feira (7/5) na Câmara dos Deputados, pelo presidente da Agência, Carlos Baigorri, e pelo superintendente da Sudam, senador Paulo Rocha, durante café da manhã promovido pelo Banco da Amazônia, na presença da bancada federal da Região Norte.

MBA Barsi Gigantes Quadrado 300x250

Segundo Carlos Baigorri, o acordo representa a oportunidade de implementar soluções que acelerem o desenvolvimento da Região Amazônica, adotando-se medidas no sentido de fomentar a ampliação da conectividade significativa, sendo, fator relevante para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O senador Paulo Rocha ressaltou que é preciso alavancar o desenvolvimento das áreas mais desfavorecidas na Região Norte e que a Sudam está à disposição para auxiliar na identificação das localidades que mais necessitam de acesso à Internet, nos moldes definidos no acordo de cooperação firmado.

A Anatel irá compor, juntamente com a Sudam, o Grupo de Trabalho de gestão das ações do acordo. Dentre as atribuições desta Agência, destacam-se as seguintes: disponibilizar dados do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), relativos à Região Amazônica; mapear as infovias implementadas e previstas para a Região Amazônica; considerar, quando do estabelecimento de compromissos de expansão dos serviços de telecomunicações, mecanismos para viabilizar a implantação da infraestrutura e o fornecimento dos equipamentos tecnológicos necessários à instalação e ao funcionamento dos serviços de telecomunicações na Região Amazônica.

MBA Barsi Gigantes Quadrado 300x250

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.