Flávio Augusto Topo mobile 2
Home Comprar ou Vender Adeus, China? Investidores em ações se voltam à Índia; ETF dispara na B3

Adeus, China? Investidores em ações se voltam à Índia; ETF dispara na B3

Na B3, o ETF Ishares MSCI Índia ETF (BNDA39), que acompanha o mercado indiano, tem valorização de 20% em um ano

por Gustavo Kahil
Índia

Os fluxos recentes do mercado de ações têm revelado uma preferência pela Índia em detrimento da China, revela um relatório publicado pelo Société Génerale nesta segunda-feira (5) e obtido pelo Dinheirama.

Flávio Augusto Quadrado 2

“A falta geral de sentimento positivo em relação às ações chinesas – além de arrastar o mercado para baixo – também está a causar turbulência no apetite ao risco local”, avalia o time de Ásia do banco liderado por Puneet Singh.

Segundo ele, uma forma de medir isso é observar o diferencial entre os retornos de abertura-fechamento e de máximo-mínimo em um determinado dia.

“Num mercado que funciona bem, com capital de risco alocado com base nas oportunidades, é prudente esperar que o mercado abra potencialmente perto do mínimo (num mercado com tendência ascendente) e feche perto do máximo”, revela.

Fonte: Société Générale

No entanto, as perturbações neste indicador normalmente sinalizam uma falta de apetite pelo risco – não apenas por parte dos investidores externos, mas também por parte dos investidores locais, indicando que a liquidez está potencialmente a tornar-se escassa.

“Isto é precisamente o que vemos neste momento nas ações chinesas, que correm um risco mais elevado comparativamente a outros importantes mercados emergentes da Ásia”, pontua.

Esta falta de liquidez indica um obstáculo de risco mais elevado – o que implica que algo bastante significativo precisa de acontecer para virar o sentimento a favor dos mercados acionistas chineses, descreve o banco.

ETF na B3

Na B3, o ETF Ishares MSCI Índia ETF (BNDA39), que acompanha o desempenho das ações de empresas de grande e média capitalização do mercado indiano, tem valorização de 20% em um ano.

Flávio Augusto Quadrado 2

Com 101 companhias, o índice cobre aproximadamente 85% do universo de ações da Índia.

Desempenho do Ishares MSCI Índia ETF BNDA39 em relação aos principais índices de ações da China em 12 meses

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.