Carro por assinatura vale a pena? Quem precisa de um carro para se locomover no dia a dia pode se deparar com essa dúvida.
Afinal, será que comprar um carro por meio de um financiamento bancário não seria uma escolha mais vantajosa ao bolso do que o aluguel?
Neste artigo, entenda como funciona e conheça os prós e os contras do carro por assinatura.
<<< Quer começar a estudar finanças com o pé direito? Clique aqui >>>
O que é um carro por assinatura e como funciona?
Carro por assinatura é um serviço que começou a se popularizar no Brasil em 2020, inspirado em tendências europeias.
Trata-se de um serviço no qual o consumidor paga uma taxa mensal para usar um veículo novo por um período determinado, geralmente entre 12 a 36 meses.
E um dos grandes atrativos da prática é que o carro por assinatura inclui todos os custos adicionais, como impostos, seguro, manutenção e assistência 24 horas, promovendo uma maior previsibilidade dos custos com o veículo.
Quando o contrato chega ao fim, o consumidor precisa devolver o veículo ou pode tentar renovar a contratação por mais um período, dependendo das regras da locadora.
Outra opção é trocar de carro, pegando novamente um zero quilômetro para utilizar nos próximos anos de contrato.
Afinal, carro por assinatura vale a pena? Quais as vantagens e as desvantagens?
É preciso colocar todos os custos na ponta do lápis para saber se um carro por assinatura vale a pena em termos financeiros.
Mas o primeiro passo é conhecer os prós e os contras da prática. Confira!
<<< ASSISTA A UM CURSO GRATUITO DE FLÁVIO AUGUSTO >>>
Vantagens do carro por assinatura
Custo inicial mais baixo: o aluguel de carros geralmente requer um pagamento inicial ou um depósito menor que a compra de um carro novo, o que torna a opção mais acessível.
Manutenção e reparos: quando a pessoa aluga um carro, a responsabilidade pela manutenção e pelos reparos é geralmente do locador. Isso significa que não é necessário se preocupar com os custos inesperados de manutenção e que o consumidor só paga pelo combustível que utiliza.
Impostos por conta da locadora: outra vantagem de alugar um carro são os impostos, como IPVA e taxa de licenciamento, que são de responsabilidade da locadora. Apenas o pagamento de multas fica a cargo da pessoa que alugou.
Variedade de veículos: alugar um carro permite que a pessoa experimente diferentes modelos e tipos de veículos.
Flexibilidade: caso precise de um veículo apenas por um curto período, alugar pode ser mais conveniente que comprar e lidar com a venda posterior.
Desvantagens do carro por assinatura
Custo no longo prazo: se a pessoa precisa de um carro regularmente, alugar pode se tornar mais caro no longo prazo em comparação com a compra.
Restrições de uso: a maioria dos contratos de aluguel de carros impõe restrições quanto ao uso do veículo – como limite de quilometragem ou proibição de viajar para determinadas áreas.
Nenhuma propriedade do veículo: ao alugar um carro, a pessoa não tem um patrimônio ao final do contrato, ao contrário da compra de um carro.
Personalização limitada: há menos flexibilidade para personalizar o carro conforme suas preferências (acessórios, por exemplo).
Dependência do contrato: condições contratuais podem ser rígidas, como a necessidade de seguir cronogramas específicos de manutenção, que não necessariamente coincidem com a sua agenda pessoal.
Carro por assinatura, compra ou leasing: quais as diferenças?
Carro por assinatura, compra de carro por meio de financiamento bancário e leasing são três modalidades distintas que podem ser utilizadas pelo consumidor que quer usar um carro no dia a dia.
No carro por assinatura, como mencionado anteriormente, paga-se uma mensalidade e pronto, o consumidor pode utilizar o carro sem desembolsar qualquer outro valor (exceto o combustível) até o fim do contrato, quando precisa devolver o veículo alugado.
Já na compra por meio de financiamento, este consumidor também paga uma parcela mensal, com juros, referente à compra do carro.
Mas, além deste custo, também precisa arcar com com todas as despesas de um automóvel, como seguro, licenciamento, IPVA, manutenções preventivas, troca de óleo, etc.
Por fim, o leasing (arrendamento mercantil), é uma operação que funciona de modo parecido com um aluguel, mas oferece a opção de compra do bem no final do contrato.
Neste tipo de negociação, o bem fica no nome da empresa de leasing e o motorista tem apenas o direito de usufruir desse bem.
Outra diferença do leasing em relação ao carro por assinatura é que, se for um leasing financeiro, cabe ao motorista fazer a manutenção do veículo e arcar com os custos.
Já se for um leasing operacional, essa responsabilidade pode ser da locadora, dependendo do acordo feito entre as partes.
Para quem o carro por assinatura é uma boa opção?
O carro por assinatura pode ser ideal para os seguintes perfis:
-Pessoas que gostam de investir no mercado financeiro e que, mesmo com fundos suficientes para a compra de um carro, preferem a assinatura para manter as economias rendendo e pagar a mensalidade do aluguel com o próprio rendimento.
-Pessoas que precisam de um veículo confiável para o dia a dia, mas não têm tempo de se preocupar com manutenção ou depreciação.
-Empresas que precisam de uma frota sempre atualizada e sem o ônus de gerenciamento de manutenção.
-Pessoas que gostam de trocar de carro com frequência e querem experimentar modelos novos de tempos em tempos, sem o compromisso de compra.
-Pessoas que preferem incluir todas as despesas (manutenção, seguro, impostos) em um único pagamento mensal.
-Quem vive em grandes cidades, onde a necessidade de ter um carro pode variar conforme mudanças de endereço ou emprego, por exemplo.