Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Além da diversão: o turismo deve ser de transformação

Além da diversão: o turismo deve ser de transformação

Com tudo isso, o turismo será capaz de criar “AWE Experiences”. O termo em inglês pode ser traduzido como “experiência de deslumbramento”

por Agência Sebrae
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@tawatchai07)

O turismo tem potencial de transformar as pessoas. Essa é a opinião do escritor americano B. Joseph Pine II, que abriu o Inspira Ecoturismo 2024 na noite de ontem (10). O evento promovido pelo Sebrae vai até o próximo dia 14, em Bonito (MS).

Finclass Vitalício Quadrado

Joseph Pine é o responsável pelo termo “economia da experiência”, um conceito que inspira que negócios possam ir além da simples oferta de produtos ou serviços.

<<< Siga o perfil do Dinheirama no Bluesky >>>

Desde 1999, ele argumenta que o processo de compra vai desde a commodity até a experiência, ideia registrada em seu livro “A economia da experiência”.

Contudo, recentemente o autor evoluiu o conceito e defende que mais do que experiência, vivemos na era da Economia da Transformação.

“A transformação é quando você consegue ir além da experiência e oferece algo tão significativo que é capaz de promover a transformação”, explicou o palestrante. O conceito vale para qualquer área da economia, mas aplica-se, em especial, ao turismo. “Quando viajamos, é quando estamos mais abertos à transformação”, constatou.

Finclass Vitalício Quadrado

No contexto do Ecoturismo, a transformação se abre como uma possibilidade ainda maior, uma vez que, próximo à natureza, valores como consciência ambiental e sustentabilidade podem ser aflorados.

Experiências individuais

Para potencializar a experiência, Pine argumenta que a personalização (customization na imagem) do cliente deve ser o norte para os empresários.

Inspirado nos estudos do DNA, ele sugere algo como um genoma do hospede, uma solução tecnológica em que os dados do cliente, suas preferências e vivências sejam registrados em um sistema.

“Assim, da próxima vez que o seu cliente chegar, você já saberá se ele prefere uma marguerita ou um suco”, brincou.

Esse banco de informações sugeridos por Pine pode ser uma solução capaz de fortalecer em rede o turismo local. “Tratar cada pessoa, de forma singular, é fundamental”, defendeu.

Com tudo isso, o turismo será capaz de criar “AWE Experiences”. O termo em inglês pode ser traduzido como “experiência de deslumbramento”.

A palavra “awe” em inglês refere-se a um sentimento de reverência, respeito, e admiração profunda “Um sentimento de presença frente a algo grandioso, de muito valor que te desafia a pensar no entendimento do mundo”, defendeu Pine.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Inspira Ecoturismo

O evento voltado para a cadeia do turismo está na sua terceira edição. Até sábado (14), cerca de 550 pessoas devem passar por Bonito (MS). É uma promoção do Polo Sebrae de Referência em Ecoturismo.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.