33dias Topo
Home Economia e Política Alemanha: confiança do consumidor GFK cai para -22 em setembro

Alemanha: confiança do consumidor GFK cai para -22 em setembro

A economia alemã estava apostando em uma recuperação nos gastos do consumidor para escapar de uma crise

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Alemanha

O sentimento do consumidor alemão enfraqueceu mais uma vez, aumentando as preocupações de que a maior economia da Europa não conseguirá viver uma recuperação sustentada neste ano.

A pesquisa do instituto GfK aponta que o índice de confiança do consumidor na Alemanha caiu a -22 pontos para setembro, ante -21,8 pontos para agosto.

<<<Você frente a frente com Barsi: MBA tem desconto de R$ 8 mil hoje>>>

O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo FactSet, que previam melhora para -18,4 pontos.

As expectativas de renda para os próximos 12 meses também caíram significativamente, arrastando o indicador geral para baixo, aponta o Gfk. O instituto se baseia em dados do mês atual para projetar a confiança do consumidor no mês seguinte.

A economia alemã estava apostando em uma recuperação nos gastos do consumidor para escapar de uma crise. O Produto Interno Bruto (PIB) mostrou queda de 0,1% no segundo trimestre e, à medida que a inflação recua e o Banco Central Europeu (BCE) corta as taxas de juros, diminui a expectativa de que o crescimento possa acelerar no restante de 2024.

*Com informações de Dow Jones Newswires.

(Com Conteúdo Estadão)

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.