Home Economia e Política Alguns ministros da Opep+ dirigem-se a Riad para reunião

Alguns ministros da Opep+ dirigem-se a Riad para reunião

A reunião de definição de políticas de domingo da Opep estava originalmente programada para ser um evento presencial realizado em Viena

por Reuters
0 comentário

Apesar da mudança da reunião para decidir sobre a produção de petróleo no domingo para uma versão online, vários ministros da Opep+ planejam voar para Riad, capital da Arábia Saudita, disseram duas fontes da Opep+.

Os países produtores de petróleo da Opep e outros, incluindo a Rússia, constituem a Opep+, que deverá decidir a sua política de produção para o resto de 2024 e possivelmente no próximo ano.

Fontes disseram que a Opep+ deverá discutir um acordo complexo que poderá estender cortes profundos na produção de petróleo até 2025.

Vários ministros da Opep+ foram convidados para ir a Riad, disseram fontes na sexta-feira.

Os membros da Opep+ estão atualmente adotando uma redução da produção num total de 5,86 milhões de barris por dia (bpd), ou cerca de 5,7% da demanda global.

Produção de petróleo

Algumas fontes sugeriram que a reunião de domingo envolverá países que farão cortes voluntários na oferta de 2,2 milhões de bpd como parte do esforço global do grupo para reduzir a oferta, equilibrar o mercado e apoiar os preços do petróleo.

Esses cortes extras devem expirar este mês.

Os países que estão fazendo isso são Argélia, Iraque, Cazaquistão, Kuwait, Omã, Rússia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

O Ministério da Energia da Arábia Saudita não respondeu imediatamente a um pedido de comentários sobre as reuniões.

A Opep+ fez uma série de cortes desde o final de 2022, face ao aumento da produção de países não-membros, como os Estados Unidos, e às preocupações com a procura face às elevadas taxas de juro.

(Imagem: Foto da sede da Opep em Viena/Reuters)
Sede da Opep em Viena, Áustria (Imagem: /Reuters)

Reunião

A reunião de definição de políticas de domingo estava originalmente programada para ser um evento presencial realizado em Viena, na sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, mas foi transferida para o modelo online na semana passada.

Além dos cortes de produção, a Opep+ deverá debater os números da capacidade de produção dos membros, uma questão historicamente controversa.

As estimativas de capacidade ajudam a Opep+ a estabelecer valores de produção de base a partir dos quais são feitos cortes.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.