Home Investimentos Alta da Bovespa: interesse e fôlego renovados?

Alta da Bovespa: interesse e fôlego renovados?

por Ricardo Pereira
0 comentário

Alta da Bovespa: interesse e fôlego renovados?A Bovespa foi o melhor investimento do mês de março. Seu índice principal, o Ibovespa, acumulou rentabilidade de 7,18%. Não é pegadinha, nem brincadeira de primeiro de abril. Em meio a notícias e previsões acerca do crescimento da economia do Brasil e do mundo, a bolsa de valores de São Paulo reage e mostra fôlego. Inevitavelmente surge a dúvida: será a bolsa brasileira uma boa opção de investimentos para o ano de 2009?

Obviamente, o resultado de março não deve ser encarado como uma tendência absoluta; a cautela deve continuar pautando nossas decisões. Nos próximos meses, a Bovespa, bem como as bolsas do mundo, passará por períodos de grande instabilidade e volatilidade. Mas sem dúvidas o sinal é positivo. A esperança surge novamente.

Ressurgindo das cinzas
O resultado de março é o melhor desempenho desde abril de 2008, quando o Brasil foi elevado ao chamado Grau de Investimento pela Agência de Rating  Standard & Poor`s. De lá pra cá, a crise mundial se agravou e a Bovespa despencou, levando milhões de investidores ao desespero.

O que de fato mudou, tornando o mês de março tão interessante para a renda variável? De concreto, alguns resultados externos tiveram representatividade na confiança do investidor – lembre-se que alguns bancos, como o HSBC, Barclays , JP Morgan e Citigroup já demonstram que os números dos primeiros meses do ano serão positivos.

Pacotes de ajuda levam liquidez ao mercado
Outra notícia que repercutiram positivamente nos mercados foi a disposição do governo norte-americano em aumentar o socorro às instituições financeiras. A idéia do plano divulgado pelo Secretário do Tesouro, Timothy Geithner, diminui o risco de colapso de crédito no mercado de lá – e diminuição de riscos soa como música no mercado de ações, por isso o bom humor aparente.

A verdade é que quem realizou os lucros ou perdas no último ano, claramente fez a opção pelo imediatismo. Quem acompanhou o desenrolar dos fatos e, durante esse tempo de vacas magras, optou por estudar a fundo a funcionalidade dos investimentos em bolsa de valores provavelmente entendeu que no longo prazo a tendência de bons resultados permanecia inalterada. O importante é não fazer nada de modo desesperado.

Pode-se concluir que muitas ações estavam e permaneceram um bom tempo com preços muito baixos. Verdadeiras promoções estavam – e continuam à sua disposição -, desde que ao ler esse artigo você entenda e aceite que o momento ainda é de cautela e de muita preparação.

As oportunidades surgem para quem as procura
Procure novas informações, novas oportunidades. Veja que mesmo durante períodos de crise, algumas empresas seguem seu rumo com investimentos, crescimento e bons resultados. Dedique-se a analisar quais são as empresas e os setores mais propensos ao crescimento e lembre que a crise não será eterna.

Quando a retomada começar, que setores serão beneficiados? Esta é uma boa pergunta para começar seu raciocínio de investidor. Os movimentos do governo também devem ser considerados. Por exemplo, no final de março o governo lançou um grande projeto habitacional. Quem ganha e quem perde com esse projeto?

Aliás, onde você busca tais informações? A internet é um campo fértil de todo tipo de informações e existe hoje uma gama de bons sites e blogues que conseguiram alcançar a confiança de muitos leitores. Quando o assunto é o mercado de ações, procuro sempre ler e consultar os seguintes colegas:

Todos esses links trazem informações valiosas que podem significar um grande diferencial na hora da escolha de seus investimentos. Mas lembre-se: a decisão será sempre sua. O fundamental neste momento é saber onde está pisando e entender que o momento não é de colher, mas sim de plantar.

Mais do que conhecer a economia é preciso conhecer bem as empresas e o mercado em que elas estão inseridas.  Quem estiver atento a isso pode, neste momento, estar construindo, a passos largos, a independência financeira do futuro.

——
Ricardo Pereira é educador financeiro e palestrante credenciado pelo Instituto DiSOP, trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama.
Quem é Ricardo Pereira?
Leia todos os artigos escritos por Ricardo

Crédito da foto para stock.xchng.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.