Finclass Vitalício Black Topo Desktop F0239-Captacao-Banner-Dinheirama-Venda-970x90 1
Home EconomiaAgronegócio Alta da carne está “surpreendente”, avalia Fipe

Alta da carne está “surpreendente”, avalia Fipe

Por outro lado, nas próximas semanas, Habitação (0,82% para 0,98%) passará a desacelerar, com a entrada da bandeira amarela no indicador

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Carnes

O Índice de Preços do Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que mede a inflação na cidade de São Paulo, teve a projeção para novembro elevada de 0,71% para 0,94%, atrelada à alta mais intensa do item carnes, em Alimentação (1,34% a 1,71%), afirma o coordenador do índice, Guilherme Moreira. Caso isso se concretize, o indicador irá acelerar em relação a outubro (0,80%).

Finclass quadrado Vitalício F0239-Captacao-Banner-Dinheirama-Venda-300x250 1

Veja todas as carteiras recomendadas para novembro

“Essa dinâmica da carne altera a dinâmica do mês todo que nós prevíamos, foi um pouco surpreendente para nós”, diz Moreira. “Então, passamos a previsão mensal de 0,71% para 0,94%. Não é normal uma mudança tão grande assim, mas o aumento da carne nessa semana nos pegou de surpresa.”

Finclass com 50% de desconto! Realize seu cadastro gratuito para ter acesso VIP à Black Friday

De acordo com Moreira, as carnes registraram um aumento de 19% no preço no período de um mês, e a tendência é de que continuem em alta nas próximas semanas.

Na primeira quadrissemana de novembro, o acém foi o terceiro item de maior contribuição no índice.

Finclass quadrado Vitalício F0239-Captacao-Banner-Dinheirama-Venda-300x250 1

Além da sazonalidade do período com a demanda elevada de carnes para as comemorações de final de ano, Moreira destaca que a seca de setembro e a economia aquecida contribuem com a alta dos preços.

Ele ressalta, porém, que o cenário deve mudar à frente. “Em janeiro, você deve ter uma queda considerável do consumo”, avalia.

Neste mês, o grupo de Despesas Pessoais (0,87% a 1,14%) também seguirá em aceleração, segundo Moreira, devido às altas em passagens aéreas e viagens e excursões, com o aumento da procura por viagens para o mês de janeiro.

Por outro lado, nas próximas semanas, Habitação (0,82% para 0,98%) passará a desacelerar, com a entrada da bandeira amarela no indicador.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

(Com Estadão Conteúdo)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.