Home Comprar ou Vender Alupar garante defesa em carteira de dividendos com Petrobras

Alupar garante defesa em carteira de dividendos com Petrobras

A inclusão de Alupar se deve à previsibilidade no setor de transmissão de energia, com uma avaliação atrativa em dividendos

por Gustavo Kahil
0 coment√°rio

A Genial Investimentos abordou uma estratégia mais defensiva para a sua carteira de dividendos de junho, mostra um relatório enviado a clientes nesta quarta-feira (5).

A expectativa √© que a volatilidade continue impactando negativamente as a√ß√Ķes, influenciada por fatores externos como as pol√≠ticas monet√°rias dos EUA e internos como a pol√≠tica fiscal brasileira.

Apesar de o Ibovespa (IBOV) apresentar um valuation relativo muito abaixo da m√©dia hist√≥rica, a cautela permanece. “No pior momento de 2022, a bolsa chegou a negociar a 6x P/L projetado para os pr√≥ximos 12 meses, 18% abaixo dos n√≠veis atuais”, aponta o analista Ygor Bastos.

Estratégia em dividendos

A estrat√©gia da Genial Investimentos continuar√° focada em selecionar empresas resilientes, bem posicionadas para superar as adversidades econ√īmicas e capazes de oferecer rendimentos est√°veis.

“Estamos atentos √†s empresas com fundamentos s√≥lidos e capacidade de gerar fluxo de caixa robusto, mesmo em um cen√°rio macroecon√īmico desafiador”, refor√ßa Bastos.

As mudanças na carteira para junho refletem essa abordagem mais cautelosa.

Para tornar a carteira mais defensiva, a Genial está aumentando a ponderação em ativos com menor beta e maiores ROEs, enquanto reduz a exposição em setores mais voláteis ou com riscos políticos evidentes.

“A troca de JBS (JBSS3) por Alupar (ALUP11) √© um exemplo claro dessa estrat√©gia”, explica o analista.

A JBS foi retirada da carteira ap√≥s uma aprecia√ß√£o significativa. As a√ß√Ķes da empresa de alimentos saltaram mais de 40% ap√≥s resultados acima do esperado no primeiro trimestre de 2024. “Decidimos realizar lucros e realocar capital em oportunidades com melhor perfil de risco-retorno”, justifica Bastos.

Entrada de Alupar

A inclus√£o de Alupar se deve √† previsibilidade e estabilidade no setor de transmiss√£o de energia, com uma avalia√ß√£o atrativa em compara√ß√£o aos seus pares. “Essa adi√ß√£o visa tornar a carteira mais defensiva, alinhada √† nossa estrat√©gia de minimizar riscos e aumentar os dividendos projetados”, destaca o analista.

Petrobras Trabalhador_Campo, dicidendos
(Imagem: Divulgação/ Petrobras)

Redução em Eletrobras e Petrobras

A Genial decidiu reduzir a exposição em Eletrobras (ELET3) devido às incertezas políticas e à volatilidade nos preços de energia.

Da mesma forma, a troca de CEO na Petrobras (PETR3; PETR4) e a potencial mudança nas políticas de gestão levaram a uma redução significativa na posição da empresa.

“Essas redu√ß√Ķes buscam mitigar os riscos associados a fatores externos que podem afetar a performance dessas empresas”, explica Bastos.

Tamb√©m houve redu√ß√£o na B3 (B3SA3), refletindo uma perspectiva de menor atividade de mercado, que afeta diretamente o volume de negocia√ß√Ķes na bolsa.

A Vivo (VIVT3) teve sua exposi√ß√£o diminu√≠da ap√≥s resultados abaixo das expectativas e devido √† press√£o competitiva crescente no setor de telecomunica√ß√Ķes.

“A concorr√™ncia intensificada tem pressionado as margens da Vivo, justificando uma postura mais cautelosa”, comenta Bastos.

A Cyrela (CYRE3) foi reduzida devido ao impacto da abertura da curva de juros sobre o setor imobili√°rio, apesar da perspectiva positiva para a segunda metade do ano.

Aumentos: BB e BB Seguridade

A posição em Banco do Brasil (BBAS3) foi aumentada, aproveitando o valuation atrativo e a rentabilidade robusta do banco, que parece menos suscetível às turbulências políticas em comparação com outras estatais.

“Banco do Brasil continua a ser uma aposta s√≥lida dentro do setor financeiro”, avalia Bastos.

A participa√ß√£o em BB Seguridade (BBSE3) foi incrementada, antecipando uma reavalia√ß√£o positiva do mercado em rela√ß√£o √†s proje√ß√Ķes de lucro ajustadas pelas expectativas de taxas de juros mais favor√°veis.

“BB Seguridade tem demonstrado resili√™ncia e capacidade de adapta√ß√£o, sendo uma adi√ß√£o estrat√©gica para nossa carteira”, conclui Bastos.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.