A Amazon tem mais de 181 milhões de usuários na União Europeia e emprega diretamente mais de 150 mil pessoas na região, disse a empresa nesta quarta-feira, em seu primeiro relatório de transparência, conforme exigido pela Lei de Serviços Digitais do bloco de países (DSA).
Em agosto, a DSA impôs novas regras sobre moderação de conteúdos, privacidade dos usuários e transparência para empresas consideradas como “plataformas online de grande dimensão (VLOP)”, que foram definidas como tendo mais de 45 milhões de usuários na UE.
A Amazon contestou a sua inclusão no grupo, afirmando que não era o maior varejista em nenhum dos países da UE onde opera.
A Alemanha é de longe o maior mercado para a Amazon, com mais de 60 milhões de usuários ativos mensais, seguida pela Itália, com 38 milhões, segundo o relatório.
A empresa possui escritórios corporativos em 50 cidades europeias e 250 centros logísticos no bloco.
No primeiro semestre, a Amazon afirmou ter realizado 274 milhões de ações por iniciativa própria para remover conteúdo que viola a política ou outros tipos de conteúdo não ilegal.
A Amazon também recebeu 8.863 pedidos legais de governos da UE para obter informações sobre os utilizadores de seus serviços no primeiro semestre deste ano.