Home Empresas Amazon assina acordo com SpaceX para lançar foguetes Falcon 9 para projeto Kuiper

Amazon assina acordo com SpaceX para lançar foguetes Falcon 9 para projeto Kuiper

A Amazon pretende construir o Kuiper como uma constelação de 3.236 satélites em órbita baixa da Terra

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Steve Nesius)

A Amazon (AMZN; AMZO34) assinou um acordo com a SpaceX para lançar três foguetes Falcon 9 de Elon Musk em apoio aos planos de implementação de seu Projeto Kuiper, anunciou a gigante do comércio eletrônico nesta sexta-feira.

O Kuiper é a rede de banda larga via satélite de baixa órbita da Amazon, projetada para acomodar vários provedores de lançamento e veículos. A empresa anunciou o projeto em 2019, no mesmo ano em que a SpaceX começou a implantar suas primeiras espaçonaves operacionais Starlink.

A Amazon pretende construir o Kuiper como uma constelação de 3.236 satélites em órbita baixa da Terra. O primeiro par de satélites protótipos para o projeto, que é sua unidade de internet via satélite, foi lançado com sucesso em 6 de outubro.

O Starlink da SpaceX também tem como objetivo oferecer internet banda larga globalmente com sua constelação de 5 mil satélites.

“O ponto mais óbvio é o reconhecimento de que a SpaceX é de longe a líder em termos de transportar hardware para o espaço”, disse Brian Mulberry, gerente de portfólio de clientes na Zacks Investment Management, que tem uma participação na Amazon.

“Há obviamente a Blue Origin e alguns outros concorrentes… eles simplesmente não conseguiram alcançar o tipo de sucesso regular que a SpaceX teve.”

Os lançamentos do Falcon 9 estão programados para ocorrer a partir do meio de 2025, afirmou a Amazon, acrescentando que pretende iniciar a fabricação de satélites no primeiro semestre de 2024.

“Esperamos ter satélites suficientes implantados para iniciar testes-piloto com clientes no segundo semestre de 2024”, disse a empresa.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.