Home Empresas Amazon entra em redes 5G após acordo com Telefónica na Alemanha

Amazon entra em redes 5G após acordo com Telefónica na Alemanha

As companhias não divulgaram detalhes financeiros do acordo

por Reuters
3 min leitura
Faixa de frequência de 3,5 será liberada para municípios do RS e de SC (Imagem: Reprodução/Freepik/@ksandrphoto)

A unidade alemã da Telefónica transferirá 1 milhão de clientes 5G para as centrais de processamento de dados da Amazon (AMZNAMZO34) Web Services (AWS) neste mês, disseram executivos da empresa à Reuters, em uma iniciativa ousada da companhia dos EUA para entrar no mercado global de telecomunicações.

Embora algumas redes de telefonia tenham transferido operações de tecnologia da informação e outras atividades não essenciais para nuvens públicas, a iniciativa da subsidiária alemã do grupo espanhol é a primeira no mundo em que uma operadora móvel tradicional transfere sua rede principal para uma infraestrutura do tipo.

Grandes empresas de serviços de computação em nuvem, como Amazon e Microsoft, têm tentado entrar mais no setor de telecomunicações, atraídas por bilhões de dólares em receita potencial, mas as operadoras têm sido cautelosas quanto à capacidade dessas empresas em lidar com uma rede de telefonia móvel.

“Quero vê-la funcionando por pelo menos um ou dois trimestres e ter um roteiro para mover pelo menos 30% a 40% da minha base de clientes até 2025-2026”, disse Mallik Rao, diretor de tecnologia e informações da O2 Telefonica, também conhecida como Telefonica Germany. A empresa tem 45 milhões de clientes na Alemanha.

As companhias não divulgaram detalhes financeiros do acordo.

Segundo seus defensores, uma nuvem pública reduz custos, aumenta a escala e permite reparos sem a interrupção dos serviços aos clientes.

(Imagem: Reprodução/Facebook/Amazon)
(Imagem: Reprodução/Facebook/Amazon)

A expectativa é de que o mercado global de nuvem para o setor de telecomunicações atinja 108,7 bilhões de dólares até 2030, em comparação com 19,7 bilhões em 2021, o que o torna um impulsionador de crescimento para empresas como a Amazon.

O vice-presidente da AWS, Jan Hofmeyr, disse que a empresa espera mais acordos com outras operadoras nos próximos 12 meses. “Eu diria que, na maioria dos casos, a discussão é sobre o momento certo versus a necessidade de migrar para a nuvem.”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.