A unidade alemã da Telefónica transferirá 1 milhão de clientes 5G para as centrais de processamento de dados da Amazon (AMZN; AMZO34) Web Services (AWS) neste mês, disseram executivos da empresa à Reuters, em uma iniciativa ousada da companhia dos EUA para entrar no mercado global de telecomunicações.
Embora algumas redes de telefonia tenham transferido operações de tecnologia da informação e outras atividades não essenciais para nuvens públicas, a iniciativa da subsidiária alemã do grupo espanhol é a primeira no mundo em que uma operadora móvel tradicional transfere sua rede principal para uma infraestrutura do tipo.
Grandes empresas de serviços de computação em nuvem, como Amazon e Microsoft, têm tentado entrar mais no setor de telecomunicações, atraídas por bilhões de dólares em receita potencial, mas as operadoras têm sido cautelosas quanto à capacidade dessas empresas em lidar com uma rede de telefonia móvel.
“Quero vê-la funcionando por pelo menos um ou dois trimestres e ter um roteiro para mover pelo menos 30% a 40% da minha base de clientes até 2025-2026”, disse Mallik Rao, diretor de tecnologia e informações da O2 Telefonica, também conhecida como Telefonica Germany. A empresa tem 45 milhões de clientes na Alemanha.
As companhias não divulgaram detalhes financeiros do acordo.
Segundo seus defensores, uma nuvem pública reduz custos, aumenta a escala e permite reparos sem a interrupção dos serviços aos clientes.
A expectativa é de que o mercado global de nuvem para o setor de telecomunicações atinja 108,7 bilhões de dólares até 2030, em comparação com 19,7 bilhões em 2021, o que o torna um impulsionador de crescimento para empresas como a Amazon.
O vice-presidente da AWS, Jan Hofmeyr, disse que a empresa espera mais acordos com outras operadoras nos próximos 12 meses. “Eu diria que, na maioria dos casos, a discussão é sobre o momento certo versus a necessidade de migrar para a nuvem.”