Home Empresas Amazon lança primeiros satélites de teste para rede de internet Kuiper

Amazon lança primeiros satélites de teste para rede de internet Kuiper

A Amazon e Jeff Bezos, seu fundador, estão enfrentando um processo de acionistas por esse acordo de lançamento

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Joe Skipper)

Os primeiros pares de satélites protótipos da Amazon (AMZN) para sua planejada rede de internet Kuiper foram lançados ao espaço na sexta-feira a partir da Flórida, no primeiro passo da empresa antes de implantar milhares deles em órbita para fornecer serviços de internet em todo o mundo e competir com a Starlink, da SpaceX.

Um foguete Atlas 5 da United Launch Alliance, ostentando o logotipo da Amazon, decolou do Cabo Canaveral pouco depois das 14h no horário da Costa Leste (15h no horário de Brasília), transportando os dois satélites de teste Kuiper, uma missão muito aguardada.

A missão tem como objetivo testar as primeiras peças de tecnologia da Amazon no espaço, enquanto a gigante do comércio eletrônico e serviços de web busca implantar mais 3.236 satélites nos próximos anos e oferecer internet banda larga globalmente, algo que a SpaceX, de Elon Musk, está almejando com seus quase 5.000 satélites Starlink em órbita.

A transmissão ao vivo do lançamento, organizada pela United Launch Alliance, a joint venture da Boeing e da Lockheed, terminou pouco depois da decolagem do foguete, sem mostrar a implantação dos satélites.

A Amazon prometeu investir 10 bilhões de dólares em seu projeto Kuiper, anunciado em 2019, mesmo ano em que a SpaceX começou a implantar suas primeiras espaçonaves operacionais Starlink.

A FTC processou a Amazon em junho, acusando-a de inscrever milhões de consumidores em seu serviço de assinatura paga Amazon Prime (Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol/Arquivo)
(Imagem: REUTERS/Pascal Rossignol/Arquivo)

Assim como a SpaceX, a Amazon visa consumidores individuais e clientes corporativos com o Kuiper, seguindo o seu playbook de dispositivos para construir terminais de consumo a um custo de 400 dólares cada embora ainda não tenha anunciado preços. Os terminais de consumidor da SpaceX têm um preço de 599 dólares cada.

A Amazon e Jeff Bezos, seu fundador, estão enfrentando um processo de acionistas por esse acordo de lançamento.

A empresa é acusada de não realizar uma diligência adequada e de não considerar foguetes potencialmente mais baratos da rival SpaceX.

O foguete reutilizável Falcon 9, da SpaceX, tem sido fundamental para a rápida implantação da Starlink.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.