As ações da Ambev (ABEV3) ainda teriam uma reprecificação de aproximadamente 10% para encontrar um valor justo que correspondesse ao fim dos benefícios fiscais do juro sobre o capital próprio (JCP).
A avaliação foi encontrada em uma pesquisa da Ágora Investimentos com 25 investidores locais no dia 31 de agosto, após o fechamento do mercado e da apresentação do projeto de lei que propõe o fim do JCP.
O impacto total implicaria uma perda estimada de valor de mercado de aproximadamente 20%, avaliam os analistas Leandro Fontanesi e Ricardo França.
“Assim, no pior cenário, segundo os investidores, ainda poderá haver uma desvalorização adicional de aproximadamente 10%”, avaliam.
Fontanesi e França lembram, contudo, que investidores locais têm sido historicamente mais cautelosos em relação à Ambev do que os investidores internacionais, o que poderia resultar em algum viés negativo na pesquisa.
“Além disso, se o JCP for removido, a Ambev, assim como outras empresas brasileiras, provavelmente encontrará formas de mitigar o impacto potencial que não está sendo considerado pelo mercado (alavancagem, créditos fiscais, etc.)”, analisam.