Home EconomiaAgronegócio AMD prevê mercado de chips de IA de US$ 45 bi este ano

AMD prevê mercado de chips de IA de US$ 45 bi este ano

Ao lançar os novos processadores, os executivos da AMD destacaram como a demanda por chips de IA aumentou rapidamente

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Freepik/@rawpixel.com)

A AMD (AMD; A1MD34) estimou que há um mercado de 45 bilhões de dólares para processadores de inteligência artificial para data centers este ano e lançou nesta quarta-feira uma nova geração de chips de IA.

A AMD anunciou dois novos chips para data centers de sua linha MI300: um focado em aplicações de IA generativa e um segundo voltado para supercomputadores.

A versão do processador para IA generativa, o MI300X, inclui memória avançada de alta largura de banda que melhora o desempenho.

Ao lançar os novos processadores, os executivos da AMD destacaram como a demanda por chips de IA aumentou rapidamente.

A empresa afirmou agora esperar que o mercado de chips de IA para data centers cresça para cerca de 400 bilhões de dólares até 2027.

Analistas estimam que a Nvidia capturou aproximadamente 80% do mercado de chips de IA, incluindo os processadores personalizados construídos por empresas como Google e Microsoft.

A Nvidia não divulga sua receita específica de IA, mas uma parte significativa é capturada no segmento de data center da empresa.

Até agora neste ano, a Nvidia relatou uma receita de data center de 29,12 bilhões de dólares.

A AMD também apresentou uma nova versão do software necessário para implantar os chips para IA.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.