A Americanas (AMER3) informou que os credores titulares da maioria dos créditos quirografários aderiram ao Plano de Recuperação Judicial após mudanças que visam a flexibilização do plano de venda dos ativos Hortifruti Natural da Terra, Imaginarium e Puket, AME e do varejo digital, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta quarta-feira (17).
As alterações promovidas pelas deliberações visam, principalmente, permitir a emissão de Debêntures Americanas Privadas para reestruturação e pagamento de parcela do Saldo Créditos Quirografários Opção II – Pós Leilão Reverso. Essas debêntures serão utilizadas pelos seus titulares para integralização das Debêntures Americanas Públicas a serem futuramente emitidas.
Outra mudança importante é a extensão de 12 para 24 meses do prazo para constituição da UPI HNT (Hortifruti Natural da Terra), cujas ações serão outorgadas em alienação fiduciária para garantia do pagamento das Debêntures Americanas. Isso ocorrerá desde que, no mesmo prazo, não tenha havido a alienação da integralidade da UPI HNT ou da integralidade dos pontos comerciais das lojas HNT.
A empresa também planeja substituir a garantia fidejussória das Debêntures Americanas prestadas pelas sociedades B2W e JSM por garantia sobre as ações da UPI Uni.Co (Imaginarium e Puket)., a ser constituída no contexto da emissão das Debêntures Americanas.
Além disso, o plano permite a segregação dos ativos integrantes dos Acervos HNT, Uni.Co, AME (wallet, meio de pagamento e programa de fidelidade) e Digital (varejo digital) em mais de uma UPI, a fim de estabelecer mecanismos mais flexíveis aos processos de alienação de ativos e maximizar o valor de venda de tais ativos para pagamento de credores.
A Americanas também poderá alienar ativos no curso normal dos negócios e de pontos comerciais das lojas HNT, inclusive sob a forma de UPI, com a destinação do produto da venda ao Cash Sweep.
Por fim, o plano prevê a alteração do prazo e condições de pagamento dos créditos intercompany, a fim de, dentre outras medidas, subordiná-los ao pagamento, com transferência de recursos, a todos os demais créditos para os credores concursais.
Veja o comunicado da Americanas