Home Empresas Americanas: Instituto Empresa amplia pedido em arbitragem na B3

Americanas: Instituto Empresa amplia pedido em arbitragem na B3

Arbitragem também pede a compensação prejuízos causados no contexto da combinação de negócios entre a Americanas e a B2W

por Gustavo Kahil
0 coment√°rio

A Americanas (AMER3) informou nesta quarta-feira (24) que tomou conhecimento de requerimento para instaura√ß√£o de arbitragem perante a C√Ęmara de Arbitragem do Mercado da B3, apresentado pelo Instituto Empresa.

O Instituto pede a condenação da empresa e dos acionistas de referência (3G Capital Partners LP, Cathos Holdings S.A.R.L., BRC S.A.R.L., Cedar Trade LLC, SVelame S.A.R.L., Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto da Veiga Sicupira e Marcel Herrmann Telles) por prejuízos aos acionistas.

Segundo o comunicado, o pedido √© um “substituto processual”. O Insituto j√° havia aberto uma arbitragem em janeiro de 2023, quando pediu, al√©m da condena√ß√£o dos envolvidos, uma repara√ß√£o de R$ 500 milh√Ķes.

Os pedidos

1 – a condena√ß√£o pela viola√ß√£o de deveres fiduci√°rios relacionados ao dever de prestar informa√ß√Ķes;

2 – a condena√ß√£o por preju√≠zos relacionados √† alegada perda de oportunidades relacionadas ao pre√ßo das a√ß√Ķes da companhia;

3 Рa condenação a indenizar acionistas da Lojas Americanas por alegados prejuízos causados no contexto da combinação de negócios entre a ela e a B2W;

4 Рa condenação dos acionistas de referência a indenizar a companhia por alegados danos sofridos com a fraude em sua contabilidade.

“A companhia informa que apresentar√° sua resposta ao Requerimento de Arbitragem no prazo aplic√°vel”, disse a Americanas.

Veja o comunicado da Americanas

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.